Digam o que quiserem, pois eu vou dizer

A partir de hoje, passo a escrever nesta mistura de site com blog. Mistura porque não pretendo fazer do Cinematório um site propriamente dito, nem um blog com atualizações diárias etc. Na verdade, o que me levou a criar esse espaço foi uma necessidade de me exercitar textualmente. Possuo um blog pessoal, mas lá é um local muito informal, dedicado a assuntos mais corriqueiros, onde escrevo o que me vem na telha. Já aqui, pretendo escrever especificamente sobre Cinema, arte pela qual sinto amor.

O nome “Cinematório” surgiu também de uma mistura. “Cinema” com “sanatório” foi minha primeira idéia – e que não deixa de ser uma boa perspectiva para enxergar isso aqui. Mas, no final, o nome acabou ficando assim por também ser uma mistura de “cinema” com “observatório”. Ou seja, o Cinematório vai funcionar mais como um lugar onde eu, Renato, vou escrever sobre Cinema em geral (de filmes a outros assuntos relacionados à sétima arte), sempre sob um ponto de vista de observador, ou espectador.

Quero deixar bem claro com esta apresentação que o Cinematório é um espaço experimental, e não profissional. Como minha formação acadêmica é jornalística (tiro o diploma em julho deste ano) e minhas pretensões na área são relacionadas ao jornalismo cultural, decidi criar este espaço com a finalidade de realizar um exercício opinativo. Redijo textos informativos na maior parte do meu tempo (atualmente, trabalho como chefe de redação do site Cinema em Cena, onde estou há dois anos) e comecei a sentir uma certa carência em expressar minha opinião. Antes, eu escrevia artigos para um jornal da faculdade, mas este acabou. Eu também tinha um site, o CINEWeb, mas as obrigações acadêmicas me impediram de levá-lo adiante. Portanto, sinto que está mais do que na hora de dar uma desenferrujada e voltar a falar sobre Cinema do meu jeito.



Ah, claro, espero que a experiência também seja proveitosa para vocês, porque escrever carta morta nunca foi meu objetivo. Sendo assim, convido todos a acompanhar e deixar opiniões espalhadas pelo Cinematório, pois a troca de idéias também é um dos propósitos principais desse meu novo caminho.

Bom, chega de papo: o Cinematório está aberto!