"Cegueira" e "Linha de Passe" em DVD

Dois filmes muito falados e elogiados (e também criticados, já que ninguém é perfeito) de 2008 estão prestes a chegarem às locadoras em DVD. E junto vem uma boa e uma má notícia.

A boa é que a Universal fez tudo direitinho e vai lançar “Linha de Passe” com formato de tela widescreen 1.85:1 anamórfico e áudio 5.1. A parte de extras fica um pouco a dever, contendo apenas entrevistas. Pelo menos, são muitas: Walter Salles e Daniela Thomas, os diretores; Sandra Corveloni, premiada em Cannes (e entrevistada também por mim); e os atores Vinicius de Oliveira, José Geraldo Rodrigues, João Baldasserini e Kaique de Jesus Santos.



Já a senhora 20th Century Fox, que celebra (e com razão) a inclusão de uma faixa com audiodescrição para deficientes visuais, informa que “Ensaio Sobre a Cegueira” será lançado com tela 4×3 letterbox. Traduzindo: se você tem um televisor widescreen (LCD ou plasma), terá que usar o zoom para preencher a tela toda. O problema disso é que, além de você perder as legendas (já que, no formato letterbox, as mesmas ficam incrustadas na barra preta inferior à imagem do filme, diferente do formato anamórfico, onde elas ficam “soltas”), também irá perder qualidade de imagem. Afinal, o zoom acentua as imperfeições, principalmente nos contornos dos objetos e atores. Uma mancada dessas num dos principais filmes do distribuidor em 2008. Faltou visão – para usar o trocadilho infame.

“Linha de Passe” chega dia 14 de janeiro, enquanto “Ensaio Sobre a Cegueira” está disponível a partir de hoje, dia 7. Vale lembrar que essas são as versões para locação. Pode ser que na versão para venda ao consumidor as especificações sejam alteradas.

DATAS

Aproveitando, recebi da Paris Filmes a planilha de lançamentos no cinema para o primeiro semestre de 2009. A melhor notícia é o novo do Darren Aronofsky, “The Wrestler” (ainda sem título em português que vai se chamar “O Lutador”), com estréia programada para 6 de fevereiro. Vamos torcer para que não mude, já que é um final de semana concorrido. Olhem só o que já está marcado para o mesmo dia: “Coraline e o Mundo Secreto”, “Dúvida”, “Gran Torino”, “O Leitor”, “Milk – A Voz da Igualdade”, “The Spirit”. Quem vai cair?

A Paris também anuncia o vaiado em Veneza “Plastic City”, drama sobre a máfia chinesa em São Paulo, com a deusa Tainá Müller, para maio. Também tem, em março, o novo Alex Proyas, “Knowing” (cujo cartaz chupa descaradamente o de “Guerra dos Mundos” do Spielberg). Por outro lado, “Lars and the Real Girl” perdeu a previsão de estréia, assim como “The Brothers Bloom”, de Rian “Brick” Johnson (com Adrien Brody, Mark Ruffalo e Rachel Weisz).

AINDA A UNIVERSAL

A Universal também anunciou outros títulos em DVD para venda, com entrega para 21 deste mês. Entre eles estão “Ressaca de Amor” (da trupe do Judd Apatow), “Uma Mãe para o Meu Bebê” (da trupe do “Saturday Night Live”) e “Cadáveres 2”. Este último, para quem não se lembra, é o “The Morgue”. E diferente de quando o filme saiu para locação, agora a Universal citou no release que a direção é do brasileiro Halder Gomes. Vou acreditar que alguém de lá leu minha entrevista com o Halder e tomou vergonha na cara.