» Siga o Renato e a Raquel no Twitter!

A adaptação do mangá Ghost in the Shell rendeu um anime de muito sucesso em 1995, lançado no Brasil como O Fantasma do Futuro. Mais de 20 anos e várias ficções científicas que se inspiraram no material depois, Hollywood decidiu tirar do papel a versão live-actionA Vigilante do Amanhã traz Scarlett Johansson no papel principal e tem gerado controvérsia a respeito do whitewashing, ou seja, o “embranquecimento” do elenco.

Para discutir todos esses temas e também a “questão ciborgue” no nosso mundo, nós convidamos Isabel Wittmann, do site Estante da Sala e do podcast Feito Por Elas.

Como de hábito, nós deixamos para comentar spoilers somente na segunda metade do programa. Abaixo, você pode conferir a minutagem do episódio:

00:00:00 – Introdução
00:04:14 – “A Vigilante do Amanhã” e “Fantasma do Futuro”
00:54:40 – Spoilers
01:38:23 – Encerramento

Nosso podcast é compatível com apps com suporte a capítulos e exibição de imagens. Recomendamos o Overcast (iOS) e o Podcast Republic (Android).

O cinematório café é um podcast semanal produzido e apresentado por Renato Silveira Raquel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de temas relacionados ao cinema e às suas áreas correlatas, sempre em um clima de descontração, mas buscando, acima de tudo, reflexões sobre imagens que estão presentes no nosso dia a dia.

Visite e conheça os nossos parceiros:

Academia do Café  Coletivo Libertad

Hyperlinks deste episódio:

— Sobre “A Vigilante do Amanhã”:

  • Imagens dos bastidores das filmagens (sem legendas):

— Sobre “O Fantasma do Futuro”:

  • Os temas explorados pela animação de 1995 e os filmes que influenciou (sem legendas):

— Sobre ciborgues, cyberpunk e vida digital:

  • Uma adaptação moderna de “Sonho de uma Noite de Verão” reimaginada como uma história de narcisismo, onde uma mulher biônica se apaixona por uma versão virtual de si mesma. Com Viktoria Modesta (sem legendas):

  • Videoclipe de “Break the Ice”:

  • Assista ao curta espanhol sci-fi de ambientação cyberpunk “Rosa”, de Jesus Orellana (sem legendas):

— Lojinha:

Livro “Neuromancer”, de William Gibson

Livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, de Philip K. Dick

Livro “Eu, Robô”, de Isaac Asimov

%d blogueiros gostam disto: