"Martírio" (2016), de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita.

#DicaCinéfila na 12ª CineOP – dia 23/06

“Martírio” (2016), de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita.

Após a abertura oficial nessa quinta-feira, com exibição do documentário “Desarquivando Alice Gonzaga”, da cineasta Betse de Paula, a 12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto segue para o seu primeiro dia de programação mais intensa.

Entre os seminários, destaque para a apresentação e primeiras discussões do Plano Nacional de Preservação, elaborado ao longo dos debates promovidos desde a primeira edição da CineOP e concluído no ano passado. Agora, o diálogo em torno das políticas públicas nacionais para o setor audiovisual.

Hoje acontece também o primeiro seminário do eixo temático da mostra este ano: “Quem conta a história? Olhares e identidades no Cinema Brasileiro“. Na mesa estarão a cineasta indígena Patrícia Ferreira e outros dois homenageados da CineOP, o pesquisador e escritor Antônio Leão e a produtora e montadora Cristina Amaral.



Também chama a atenção o seminário “Imagens do Pensamento Selvagem“, que também contará com a presença de cineastas indígenas na mesa: Isael Maxacali e Sueli Maxacali. Em pauta, a produção imagética “selvagem”, não no sentido de ser primitiva, mas sim uma produção não domesticada pela prática cinematográfica dominante.

Filmes

Mantendo a tônica da discussão sobre as representações dos povos indígenas no cinema brasileiro, o público poderá assistir ao premiado e incontornável documentário “Martírio“, de Vincent Carelli, Ernesto de Barros e Tita, no Cine na Praça. Experiência semelhante a da Mostra de Tiradentes, no começo do ano.

No Cine Vila Rica, destaque para o último filme do cineasta Andrea Tonacci, “Já Visto, Jamais Visto“, e para “Um é Pouco, Dois é Bom” (1970), de Odilon Lopez, primeiro longa dirigido por um cineasta negro no Brasil.

Confira aqui a programação completa do dia, que ainda tem sessões de curtas e os shows no Cine Lounge Show.