» Siga o Renato e a Raquel no Twitter!

Nesta edição, nós conversamos com Antônio Leão, colecionador, cineclubista, pesquisador e biógrafo, autor de dicionários essenciais do cinema brasileiro. Ele foi um dos três homenageados da 12ª CineOP — Mostra de Cinema de Ouro Preto. Um reconhecimento por seu trabalho na preservação da informação sobre os filmes realizados no país.

Na entrevista, Antônio conta como ajudou a resgatar o primeiro longa-metragem dirigido por Carlos Reichenbach e a restaurar “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha. Ele também fala sobre como funciona a associação de colecionadores e a busca por filmes brasileiros perdidos, além de compartilhar sua visão sobre as dificuldades que o setor audiovisual enfrenta no resguardo da sua própria história.

Este programa integra a nossa cobertura da 12ª CineOP. Confira aqui tudo o que produzimos sobre a mostra.

Nosso podcast é compatível com apps com suporte a capítulos e exibição de imagens. Recomendamos o Overcast (iOS) e o Podcast Republic (Android).

Estamos também no YouTube | TuneIn | Stitcher

O cinematório café é um podcast semanal produzido e apresentado por Renato Silveira Raquel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de temas relacionados ao cinema e às suas áreas correlatas, sempre em um clima de descontração, mas buscando, acima de tudo, reflexões sobre imagens que estão presentes no nosso dia a dia.

Hyperlinks deste episódio:

Biografia de Antônio Leão (História do Cinema Brasileiro)

Um mapa do Super-8 no Brasil (Estadão)

Site da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual

Site do CPCB – Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro

Site da Cinemateca Brasileira

Site da CineOP

— Livros de Antônio Leão disponíveis para compra na Amazon:

   

Livros de Antônio Leão na Estante Virtual


Apoio:

Academia do Café  Coletivo Libertad

%d blogueiros gostam disto: