Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Na terceira edição do podcast, nós prestamos uma homenagem a George A. Romero, cineasta falecido em 16 de julho de 2017, aos 77 anos. Considerado um dos inventores do chamado “cinema de horror moderno”, ele realizou, em 1968, o seminal “A Noite dos Mortos-Vivos” (Night of the Living Dead, Estados Unidos), um verdadeiro marco que influenciaria todos os filmes do gênero realizados posteriormente.

“A Noite dos Mortos-Vivos” foi coescrito por John A. Russo, ao lado de Romero, e estrelado por Duane Jones, Judith O’Dea e Karl Hardman. O longa-metragem constrói um microcosmo da sociedade norte-americana e usa um ataque zumbi como alegoria para comentar a situação sócio-política do país à época, em questões como o racismo, a luta pelos direitos civis, a Guerra do Vietnã e a ameaça atômica.

Participam do programa: Renato Silveira, Raquel Gomes e Antônio Tinôco. 

Edição e mixagem de áudio: Eduardo Garcia.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Links relacionados ao debate deste episódio:

Crítica de Roger Ebert (em inglês)

Como um filme de terror influenciou parâmetros da classificação indicativa (Nexo)

— Trailer original (sem legendas):

— Documentário “O Legado de ‘A Noite dos Mortos-Vivos'”, realizado em ocasião do aniversário de 40 anos do filme, em 2008 (sem legendas):

— Masterclass dada por George A. Romero no Festival de Toronto, em 2012:

— Bastidores das filmagens:

O cineasta Edgar Wright (“Todo Mundo Quase Morto”) relembra George Romero (em inglês)

Nove dicas de direção de George Romero (Film School Rejects, em inglês)

Como os filmes de George Romero me ajudaram a superar um distúrbio alimentar (Little Whie Liars, em inglês)

 


Apoio:

%d blogueiros gostam disto: