EM FOCO: “O Piano” (1993)

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download



Também no: Spotify | Google Podcasts | YouTube | TuneIn

Na 5ª edição do podcast, nós discutimos o filme “O Piano” (The Piano, Nova Zelândia, 1993), dirigido por Jane Campion. Com este longa, ela se tornou a primeira mulher a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. No Oscar, a cineasta foi indicada na categoria Melhor Direção e ganhou a estatueta de Melhor Roteiro Original. As atrizes Holly Hunter e Anna Paquin foram premiadas pela Academia.

Situado na costa neozelandesa recém-colonizada, no século 19, “O Piano” conta a história de Ada McGrath, uma mulher que perdeu a voz na infância e que é forçada pelo pai a se casar com um homem com o qual ela não simpatiza. Intimamente ligada ao seu piano, ela e a filha pequena se veem diante de uma nova vida, principalmente depois que conhecem o administrador da propriedade, que se interessa por Ada.

Participam do programa: Renato Silveira, Raquel Gomes, Antônio Tinôco e Ana Lúcia Andrade, professora doutora do Departamento de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

Edição e mixagem de áudio: Eduardo Garcia.

Observação: excepcionalmente nesta gravação, houve um problema na captação do áudio do microfone usado pelo Renato. Por isso o áudio dele está com qualidade inferior a dos demais participantes. Nada que impeça a perfeita compreensão do debate, mas você notará uma diferença.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Links relacionados ao debate deste episódio:

Podcast Feito Por Elas sobre Jane Campion

— Vídeo-ensaio “Os filmes de Jane Campion”:

— Entrevista com Jane Campion, Holly Hunter, Sam Neill e Harvey Keitel, feita no Festival de Cannes de 1993:

— Discurso de agradecimento de Jane Campion no Oscar:

— Trailer original do filme:

— Playlist com músicas da trilha sonora:

 


Apoio: