"O Duplo"

O horror nos curtas de Juliana Rojas (vídeo)

Os curtas-metragens dirigidos e codirigidos por Juliana Rojas são o assunto do nosso primeiro vídeo para o UYC — Universo dos YouTubers Cinematográficos, parceria de vários canais brasileiros sobre cinema do YouTube. Neste projeto, todos nós faremos, regularmente, um vídeo sobre um tema em comum. E aproveitando o Halloween, comemorado hoje, 31 de outubro, o primeiro tema é o cinema de horror. Veja todos os vídeos do grupo na playlist.

Como o cinematório ama cinema brasileiro, escolhemos falar, junto com a Stephania Amaral, sobre uma das nossas cineastas contemporâneas mais expressivas, especialmente para o gênero horror. Juliana Rojas tem vários trabalhos realizados no formato curta-metragem, que inclusive já foram premiados em festivais, assim como os longas. Em suas obras, o horror é incorporado ao cotidiano, trabalhado de uma forma autoral, precisa e sem clichês. Além disso, o espaço cinematográfico criado é rico em possibilidades de fruição e experiência.

Disponibilizamos, abaixo, a lista com os links para assistir a todos os curtas assinados por ela, em trabalho solo ou em ótima parceria com Marco Dutra e outros cineastas.



2013 Desculpa, Dona Madama (Direção: Juliana Rojas, João Marcos de Almeida, Caetano Gotardo e Sergio Silva)

2013 “Márcia Barbosa em A Origem da Inspiração (Direção: Juliana Rojas – conteúdo parte da série “A Origem da Inspiração” produzida pela Petrobras)

2013 Trailer: “Nascemos Hoje, Quando o Céu Estava Carregado de Ferro e Veneno” (Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra – fragmento do filme “Desassossego”)

2012 O Duplo (Direção: Juliana Rojas)

2011 Pra Eu Dormir Tranquilo (Direção: Juliana Rojas)

2009 As Sombras (Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra)

2008 Vestida (Direção: Juliana Rojas)

2007 Um Ramo (Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra)

2006 A Criada da Condessa (Direção: Juliana Rojas)

2005 Nenhuma Carta para o Senhor Fernando (Direção: Juliana Rojas)

2004 O Lençol Branco (Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra)

2003 Notívago (Direção: Juliana Rojas, Marco Dutra e Daniel Turini)

1999 Dancing Queen (Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra)

1999 Três Planos, Nove Planos (Direção: Juliana Rojas, Marco Dutra, Carla Adili)

Juliana Rojas

Leia o artigo da Stephania sobre os curtas da Juliana.

Também recomendamos ouvir o Podcast do Feito por Elas sobre a cineasta.