Casa de Cinema de Porto Alegre comemora 30 anos com mostra de filmes online e gratuita

"Ilha das Flores" (1989) - Foto: Casa de Cinema de Porto Alegre/Divulgação

Uma das principais produtoras audiovisuais do país, a Casa de Cinema de Porto Alegre celebra seus 30 anos de história com uma mostra online, em que o público poderá ver, gratuitamente, 30 de seus mais de 80 títulos, entre longas, médias, curtas e séries de TV. A cada semana, até o dia 21 de dezembro, uma seleção de produções será disponibilizada no site da produtora, com transmissão via streaming na plataforma Vimeo.

Será exibido um título de cada ano da Casa de Cinema. A programação inicia com o curta “O Dia em Que Dorival Encarou a Guarda”, dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart, filme produzido antes da criação da produtora, mas que conta com parte de seus sócios fundadores em sua ficha técnica.



Integram a lista produções como o premiado “Ilha das Flores” (1989), de Jorge Furtado, “Anchietanos” (1997), episódio da série da TV Globo “Comédias da Vida Privada”, o curta “Dona Cristina Perdeu a Memória” (2002), dirigido por Ana Luiza Azevedo, e o piloto da série “Doce de Mãe” (2012), indicado ao Emmy Internacional e estrelado por Fernanda Montenegro.

“Ilha das Flores” (1989) – Foto: Casa de Cinema de Porto Alegre/Divulgação

A seleção, feita pelos quatro atuais sócios da produtora, Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Jorge Furtado e Nora Goulart, busca contar de alguma maneira um pouco da história da Casa de Cinema e de seus antigos sócios e parceiros. De acordo com os curadores, “nestes 30 anos muitas pessoas participaram da história da Casa e a mostra também é uma maneira de celebrar e homenagear os profissionais que já passaram por aqui e construíram essa trajetória conosco”.

A última semana da mostra terá a exibição da série “Grandes Cenas”, dirigida por Ana Luiza e Vicente Moreno, que foi ao ar no Canal Curta!, e uma pequena amostra do que está por vir em 2018.

Confira a programação da primeira semana da mostra:

Segunda-feira, 20/nov

PRÉ-1987 / O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA (14 min)

Direção: Jorge Furtado e José Pedro Goulart

Numa prisão militar, numa noite de muito calor, o negro Dorival tem apenas uma vontade: tomar um banho. Para consegui-lo, vai ter que enfrentar um soldadinho assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada, um tenente cheio de prepotência – e acabar com a tranquilidade daquela noite no quartel.

Elenco Principal: João Acaiabe (Dorival), Pedro Santos (Soldado), Zé Adão Barbosa (Cabo), Sirmar Antunes (Sargento), Lui Strassburger (Tenente). Créditos completos.

Terça-feira, 21/nov

1988 / BARBOSA (13 min)

Direção: Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo

Trinta e oito anos depois da Copa do Mundo de 1950, um homem volta no tempo a fim de impedir o gol que derrotou o Brasil, destruiu seus sonhos de infância e acabou com a carreira do goleiro Barbosa.

Elenco Principal: Antônio Fagundes (o viajante), Pedro Santos (o cúmplice), Zé Vitor Castiel (o porteiro), Ariel Nehring (o menino), Abel Borba (o pai). Créditos completos.

Quarta-feira 22/nov

1989 / ILHA DAS FLORES (12 min)

Direção: Jorge Furtado

Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. ILHA DAS FLORES segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.

Elenco Principal: Paulo José (Narração), Ciça Reckziegel (Dona Anete). Créditos completos.

Quinta-feira 23/nov

1990 / MEMÓRIA (14 min)

Direção: Roberto Henkin

No Brasil, cópias de filmes eram exibidas por 5 anos, e depois destruídas. Uma fábrica em São Paulo utiliza essas cópias na confecção de vassouras. Jânio Quadros volta a se eleger prefeito de São Paulo. Em 1989, o Brasil tem sua primeira eleição presidencial direta em três décadas. Alguns candidatos são velhos conhecidos. Mas ninguém lembra mais o que aconteceu da última vez.

Elenco Principal: João Batista Diemer (Narração masculina), Maria Verbena de Souza (depoimento). Créditos completos.

Sexta-feira 24/nov

1991 / O VAMPIRO DE NOVO HAMBURGO (4 min)

Quadro do programa “Dóris para maiores” para TV Globo

Direção: Jorge Furtado

Falso documentário sobre o falso cineasta Volker Freunden e seu falso e pioneiro filme de terror, falsamente rodado na década de 1920 na verdadeira cidade de Novo Hamburgo.

–> Também da série de quadros produzidas para o mesmo programa, estarão disponíveis “Tempo” (3 min) e “Dona Sílvia não gostava de música” (5 min). Créditos completos.

Sábado, 25/nov

1992 / ESTA NÃO É A SUA VIDA (16 min)

Direção: Jorge Furtado

Documentário sobre a vida de Noeli Joner Cavalheiro. Noeli mora num subúrbio de Porto Alegre, é dona de casa e tem dois filhos. Nasceu numa cidade do interior, foi pra capital, trabalhou numa padaria, casou. É uma pessoa comum. Mas não existem pessoas comuns.

Elenco Principal: Noeli Cavalheiro (depoimento), José Mayer (narração). Créditos completos.

Domingo 26/nov

1993 / VENTRE LIVRE (48 min)

Direção: Ana Luiza Azevedo

O país do futuro é onde as crianças engravidam? O maior país católico do mundo é onde mais de trinta mil mulheres morrem em conseqüência de aborto? A 10ª economia do planeta é a do país onde 27% das mulheres estão esterilizadas? VENTRE LIVRE conta um pouco da história de Vera, Ivonete, Carmen, Denise, Maria do Carmo, Marlove – pessoas que nasceram no país com a mais desigual distribuição de renda do planeta. Um documentário sobre direitos reprodutivos no Brasil, enquanto o futuro não chega.

Direção: Ana Luiza Azevedo

Elenco Principal: Lisa Becker (Narração), Ciça Reckziegel (professora). Créditos completos.