Festival Arquivo em Cartaz abre inscrições gratuitas para oficinas de preservação audiovisual

Até o dia 20 de novembro, interessados em aprender mais sobre preservação de registros audiovisuais podem se inscrever para as oficinas que integram a programação da 3a edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que acontece de 4 a 13 de dezembro de 2017, no Rio de Janeiro e em Niterói.

As oficinas visam oferecer capacitação e formação para profissionais do setor, tanto os que já atuam no segmento da preservação quanto os interessados na área. São elas: “Noções básicas de conservação de películas cinematográficas” (com Mauro Domingues, coordenador Geral de Processamento e Preservação de Acervo do Arquivo Nacional); “Noções básicas de conservação de documentos fotográficos” (com a supervisora equipe de conservação de fotografia do Arquivo Nacional, Cristiane Torrão Pinto); e “Noções Básicas de Conservação de Documentos Magnéticos” (com Marco Dreer Buarque, especialista em preservação sonora e audiovisual). A programação inclui ainda a masterclass “Digitalização de Filmes de Arquivo”, com o produtor e montador Marcelo Pedrazzi (que trabalhou em produções como “Abril Despedaçado”, “Madame Satã” e “Meteoro”).



Estão disponíveis ao todo 90 vagas e todas as atividades serão realizadas no Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro, Rio de Janeiro). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site: www.arquivoemcartaz.com.br. Cada pessoa pode concorrer a apenas uma vaga.

Foto: Universo Produção/Divulgação

O festival Arquivo em Cartaz é realizado pelo Arquivo Nacional em parceria com a Universo Produção desde 2015 e tem como objetivo promover a difusão do patrimônio audiovisual, contribuindo para a preservação e recuperação da memória audiovisual brasileira. Toda a programação é gratuita e conta com debates e homenagens a importantes nomes do cinema.

SERVIÇO
Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo
4 a 13 de dezembro de 2017
Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro, Rio de Janeiro)
Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói)
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
Sites: arquivoemcartaz.com.br e arquivonacional.gov.br