Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Ou assine o feed principal com todos os nossos podcasts:
iTunes | Android | RSS

Na edição #9 do Em Foco, analisamos o filme “Central do Brasil” (idem, Brasil, 1998), de Walter Salles, que acaba de completar 20 anos de lançamento no Festival de Berlim, onde ganhou o Urso de Ouro. São também (quase) 20 anos desde a última indicação de um longa brasileiro ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. No programa, nós debatemos os possíveis motivos para essa ausência do nosso cinema na premiação da Academia de Hollywood e, também, as várias questões que envolvem “Central do Brasil”, desde a controvérsia sobre o lugar de fala até a temática sócio-política e os feitos artísticos do filme.

Participam deste programa: Renato Silveira, Raquel Gomes, Ana Lúcia AndradeAntônio Tinôco Stephania Amaral.

Edição e mixagem de áudio: Eduardo Garcia.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Este podcast é oferecido por MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta acessar este link e se cadastrar.

Textos, imagens e outros materiais relacionados ao debate deste episódio:

“Um filme contra o Brasil indiferente”, por Jurandir Freire Costa (Folha)

“Filmes de estrada e América Latina: caminhos de uma estética e narrativa própria”, por Mariana Mól Gonçalves (tese de Doutorado da Escola de Belas Artes da UFMG, sob orientação de Ana Lúcia Andrade)

— Curta-metragem “Socorro Nobre” (1996), de Walter Salles:

— Trailer de “Central do Brasil”:

— Entrevista de Fernanda Montenegro a David Letterman, em 1999, por ocasião da indicação ao Oscar:


Apoio:

%d blogueiros gostam disto: