"Arábia" (2017) - Foto: Divulgação
"Arábia" (2017) - Foto: Divulgação

Sob o mesmo sol: “Arábia” :: cinematório café #59

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Também no: SpotifyCastboxTuneIn | StitcherYouTube



Nesta edição do podcast, nós discutimos “Arábia” (Brasil, 2017), de Affonso Uchôa e João Dumans. O filme foi o grande vencedor do 50º Festival de Brasília e é um road movie que acompanha Cristiano (Aristides de Sousa), um trabalhador cuja trajetória por diversos tipos de emprego é narrada através de suas memórias, anotadas em um caderno encontrado por um vizinho.

Além do debate sobre o longa, o programa traz uma entrevista com os diretores.

Atenção! Nossos comentários contém spoilers!

O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Raquel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de temas relacionados ao cinema e às suas áreas correlatas, sempre em um clima de descontração, mas buscando, acima de tudo, reflexões sobre imagens que estão presentes no nosso dia a dia.

Este podcast é oferecido por MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta acessar este link e se cadastrar.

Hyperlinks deste episódio:

— Sobre “Arábia”:

  • Trailer:

— Matéria da BBC Brasil sobre Aristides de Sousa, o Juninho.

— “Arábia” e o protagonismo do povo trabalhador (Brasil de Fato)

— O operário em desconstrução do filme “Arábia” (Carta Capital)

— Como “Arábia” traz a figura do operário de volta ao cinema brasileiro (Nexo)

Clique aqui e participe do nosso grupo no Telegram!

Apoio:

MUBI

cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.