Coletivo de diretoras de fotografia discute a presença da mulher no audiovisual

DAFB - Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Até o dia 6 de outubro, o Sesc Avenida Paulista, em São Paulo, recebe o projeto “Imagens, olhares e outras narrativas – Direção de fotografia para audiovisual”. A iniciativa promove encontros teóricos, laboratório e sessões comentadas com mulheres que compõem as equipes de direção de fotografia do audiovisual nacional. Elas são membras do DAFB — Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil, grupo que se formou há dois anos, com o objetivo de fortalecer a presença das mulheres nessa função e transformar os números que indicam uma predominância masculina.

DAFB - Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um dos destaques da extensa programação é o laboratório de imersão cinematográfica, que selecionou 20 mulheres para uma experiência de cinco encontros com exercícios práticos e teóricos e a aula magna de encerramento do projeto, com a diretora de fotografia francesa Hélène Louvart. Ela trabalhou em filmes como “Pina” (2011), de Wim Wenders, “As Maravilhas” (2014), de Alice Rohrwacher, e “As Praias de Agnès” (2008), de Agnès Varda, dentre outros. A aula magna é gratuita e terá distribuição de convites uma hora antes da atividade, no térreo do Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119, Bela Vista).

Encontros teóricos



Às sextas-feiras, sempre às 19h, membras do coletivo oferecem cursos teóricos acerca da direção de fotografia. São reflexões artísticas, históricas e políticas sobre o ofício, com encontros abertos ao público. A distribuição de convites ocorre uma hora antes das atividades. No dia 28 de setembro, o encontro tem o tema “Fotografias do Espaço”, em que Flora Dias e Camila Freitas falarão de abordagens do espaço em filmes em que o território e a paisagem são disparadores narrativos primordiais. Já no dia 5 de outubro, o tema é “Gênero na Direção de Fotografia” e Wilsa Esser e Nina Tedesco analisarão a presença das mulheres no setor audiovisual, a situação brasileira, bem como marcas de gênero nas técnicas de captação de imagens e as organizações de fotógrafas para combater o machismo.

Sessões comentadas

Aos domingos, sempre às 14h30, haverá exibição de filmes e vídeos brasileiros fotografados por mulheres. Após as sessões, o público pode participar de conversas com a presença das diretoras de fotografia, uma membra do coletivo e uma convidada. As sessões e o debate são abertos ao público, com distribuição de ingressos com uma hora de antecedência. A lotação do espaço é de 30 pessoas.