Quem faz o cinematório

EDITORES

RENATO SILVEIRA | Twitter

Jornalista formado pela PUC Minas, crítico de cinema, pesquisador e mestrando pela Escola de Belas Artes da UFMG. Criou o cinematório em 2003. Integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência desde 2007. Na emissora, é cocriador e apresentador do programa Cinefonia, além de ser colunista de cinema do Jornal da Inconfidência e dos programas Almanaque Brasil, A Noite Vai Ser Boa e Em Boa Companhia. Também atuou como crítico de cinema da revista cultural Viamundo, de 2008 a 2013. Apresentou e produziu o Podcast Cinema em Cena de 2011 a 2016, tendo exercido os cargos de editor-chefe do portal de 2011 a 2014 e redator-chefe de 2003 a 2008. Colaborou com as revistas Superinteressante, DVD News e Replicante e com o Blog do Jotacê.
Júri da Crítica na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no 44º Festival de Cinema de Gramado. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), tendo feito parte da diretoria da entidade de 2013 a 2015.

RAQUEL GOMES | Twitter

Num passado não tão distante, após graduar-se em Enfermagem, trabalhou por um tempo na área de saúde, mas seu amor pelas artes, a cinefilia e a vocação a levaram para os caminhos da Comunicação. Tem formação em Produção de Moda pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e é graduanda em Jornalismo pela mesma instituição, com formação complementar de disciplinas de Cinema. Na UFMG também integra o Grupo Afetos, que pesquisa comunicação, acessibilidade e vulnerabilidades. No cinematório faz um pouco — ou muito — de tudo: redação, coluna Transmissor, críticas, fotos, vídeos… Além de apresentar e produzir os podcasts e gerenciar os perfis do site no Instagram, no Twitter e no Spotify. É integrante do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema , é autora do Moda Útil, blog onde escreve sobre o universo expandido da moda, e foi Júri da Crítica do Prêmio Canal Brasil de Curtas nas edições de 2017 e 2018 da Mostra de Cinema de Tiradentes.

COLABORADORES

ANA LÚCIA ANDRADE | Twitter

ANTÔNIO TINOCO | Twitter

Formado em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), começou a exercer ativamente sua cinefilia elaborando pequenas críticas de filmes na Rádio UFMG Educativa. Depois de trabalhar como produtor na Rede Minas de Televisão, passou a escrever notas e colunas para o site Cinema em Cena e, entre 2014 e 2016, atuou como editor-chefe desse portal. Hoje é redator no laboratório de conteúdo criativo CoolHow e pode ser encontrado nos incríveis podcasts do cinematório. Além da sétima arte, sua outra grande paixão são os quadrinhos.

LAURA BATITUCCI | Twitter

Formada em Literatura Inglesa pela Faculdade de Letras da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), é agora estudante de graduação do curso de Cinema e Audiovisual da UFF (Universidade Federal Fluminense). Iniciou-se na crítica de Cinema pelo blog da ocupação da Faculdade de Letras, o Fale de Cinema, e hoje escreve para ele e para o cinematório. É também integrante do Coletivo Elviras de Mulheres Críticas de Cinema.

STEPHANIA AMARAL | Twitter

Cinéfila balzaquiana, teve sua primeira experiência como podcaster no portal Cinema em Cena. Estuda horror e filmes realizados por mulheres no Mestrado, no CEFET-MG, e continua na podosfera participando dos podcasts do cinematório e como uma das integrantes do Feito por Elas. Explora sua outra obsessão, música, diariamente no perfil do Instagram @DiscosDaSte.

 

Equipe Podcast Plano-Sequência

FERNANDO MACHADO | Twitter

É criador do site Artecines e do canal Artecines no YouTube, além de também ser colunista do site Cinem(ação). Faz parte do grupo de Cinema do cinematório café no Telegram e acima disso tudo, é um apaixonado por Cinema.

 

LEANDRO LUZ | Twitter

Produtor cultural formado pelo IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), atua desde 2010 na elaboração e realização de projetos culturais na cidade do Rio. Também é diretor e produtor, tendo realizado obras como os curtas-metragens “Infinito Periódico” (2016), “Prazer, Laura” (2013) e “T.” (2012), o média-metragem “Cenotáfio” (2016) e o longa-metragem “Tempo de Projeção” (2017). Para além disso e do trabalho no cinematório, desenvolve textos críticos no blog Luz no Fim da Tela, compartilhando análises diversas, informações e registros pessoais sobre Cinema.

MARINA OLIVEIRA | Twitter

Tem 22 anos, mora em Goiânia e é formada em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás. Designer gráfico por vocação e cinéfila por paixão, gosta de café, livros longos e, claro, Cinema.

 

PEDRO TOBIAS | Twitter

Formado em Direito pela Faculdade Santa Terezinha (Cest) e em Ciências Econômicas pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão). Atualmente é advogado e pós-graduando em Relações Internacionais pelo Instituto Clio. É crítico de Cinema e também escreve para o site Cine Cine Mania desde março de 2015.

 

 

Também passaram por aqui:

Guilherme Tomasi

Mariana Deslandes

Vitor Drumond

 

APOIADORES

Nossa imensa gratidão aos nossos padrinhos e madrinhas que nos acompanham e apoiam a nossa campanha de financiamento coletivo!

Adriano Garrett

Adriano Versiani Pinto

Aiana Muniz

Alexandre de Carvalho

Carlos Alberto de Carvalho

Clarice Maia Scotti

Daniel Consani

Davi Sousa Vilela

Diego Franco Ferreira

Digo Freitas

Diogo Amarildo da Conceição

Felipe Moreira Brito

Fernando Machado

Fernando Studzinski Carvalho

FG

Guilherme Dutra Tomasi

Gustavo Basso (Popices)

Helga Dornelas

Hellena Dias

Isabel Wittmann

Janaina Helena de Freitas

Kátia Carolina Silva Marques

Kelvin Leão

Larissa Bohnenberger

Leonardo Henrique Gualberto Moreira

Leonardo O. Cunha

Luís Henrique Ribeiro de Morais

Luiz Mariano Junior

Marcelo Miranda

Marcelo Pereira

Maria José Leal Dias Silveira

Mario Antonio Rosito Mascarenhas

Mario Pereira Junior

Matheus Vinicius Barros

Mauro Roberto de Souza Lacerda

Murilo Israel

Naiara Larsen

Olivia Moreira Gutierrez

Pedro Costa

Pedro Machado Tobias Vieira

Sergio Eduardo Moura Debortoli

Stephania Amaral

Thiago Fagundes Torres

Thiago Henrique dos Santos Lima

Thiago Lucio Oliveira da Silva

Thiago Vaz

William de Sousa Lima