Ícone do site cinematório

Um Parto de Viagem

“Um Parto de Viagem”, de certa forma, fecha uma trilogia de road movies para Todd Phillips, diretor de “Caindo na Estrada”, seu longa de estreia, e do megasucesso do ano passado, “Se Beber, Não Case”.
Se em “Caindo na Estrada” o objetivo da viagem é impedir que a namorada do protagonista veja uma fita de vídeo (ah, os anos 90…) em que ele aparece aos amassos com outra garota, aqui o personagem principal precisa atravessar o país de carro, ao lado de um desconhecido, para não perder o nascimento do primeiro filho.
Dos três filmes, “Se Beber, Não Case” é o mais diferenciado em termos de estrutura narrativa, já que a ação acontece na maior parte do tempo em Las Vegas. Além disso, o personagem principal acaba virando coadjuvante e o que importa mesmo a Phillips são os amigos. E disso “Um Parto de Viagem” tem muito: o foco não é Robert Downey Jr., que literalmente se transforma no “carona” do filme. É o personagem de Zach Galifianakis, novamente fazendo o tipo desleixado de “Se Beber, Não Case”, quem move o filme.
Phillips mais uma vez recorre ao subgênero bromance (isto é, “comédia romântica para caras”) para falar de amizade. OK, válido. No entanto, se esta é uma inclinação temática natural do cineasta, demonstrada também em “Dias Incríveis” e “Starsky & Hutch” (este caindo mais para o lado da comédia de ação), “Um Parto de Viagem” revela certa preguiça por parte dele.
As situações inusitadas e absurdas que surgem a cada parada no acostamento, e algumas ainda com o carro em movimento, desta vez não parecem andar junto com o filme. Na verdade, elas são empilhadas. Uma ou outra são coesas com o desenvolvimento da relação dos personagens, que, mais uma vez, é o que interessa a Phillips. Mas a maioria soa como desculpa para uma risada a mais. Uma dessas piadas rasas conta com uma ponta de luxo de Jamie Foxx, um ator que, definitivamente, não se encontrou na carreira desde que ganhou o Oscar por “Ray” (exceto por “Miami Vice”).
Citações a outros filmes e séries de TV não faltam, assim como abundam faixas na trilha sonora que só confirmam o bom gosto musical de Phillips – que varia de bandas como Pink Floyd e Cream a já esquecida, mas regular Semisonic (de novo: ah, os anos 90…).
Enfim, dá para sentir que o cineasta mantém sua personalidade neste trabalho. Seu estado de espírito é que não parece ser dos melhores.
Um Parto de Viagem (Due Date, 2010, EUA)
direção: Todd Phillips; roteiro: Alan R. Cohen, Alan Freedland, Adam Sztykiel, Todd Phillips; fotografia: Lawrence Sher; montagem: Debra Neil-Fisher; música: Christophe Beck; produção: Daniel Goldberg, Todd Phillips; com: Robert Downey Jr., Zach Galifianakis, Michelle Monaghan, Jamie Foxx, Juliette Lewis, Danny McBride, RZA; estúdio: Warner Bros., Legendary Pictures, Green Hat Films; distribuição: Warner Bros. 100 min
Sair da versão mobile