Ícone do site cinematório

Algumas linhas sobre "Namorados Para Sempre"

“Namorados Para Sempre” foi lançado nos cinemas brasileiros no fim de semana do Dia dos Namorados, mas apesar dessa estratégia de marketing e do título usado pelo distribuidor, o filme está longe de ser um romance com final feliz para pombinhos apaixonados.

Sendo bem direto: “Namorados Para Sempre” é uma tragédia sobre o início e o fim de um relacionamento. Michelle Williams interpreta uma jovem enfermeira que inicia um namoro com um rapaz (Ryan Gosling) que cuida de um senhor no mesmo asilo em que a avó da jovem está internada. Pautado pelas grandes performances de seus atores principais, o filme alterna entre presente e passado para estabelecer o contraste entre a paixão à flor da pele que os dois namorados sentem no início da relação, com a indiferença e a rotina de dificuldades que destróem esse sentimento anos mais tarde.

É um filme triste, sem sombra de dúvida, mas que oferece alguma reflexão sobre os pesos e medidas das relações afetivas. Essa reflexão, no entanto, soa forçadamente fatalista, apesar de corresponder a uma realidade contemporânea em que casamentos se desfazem com muito mais facilidade do que em gerações anteriores, para as quais o mais importante era manter as aparências diante da sociedade.

A impressão que tive foi a de ter assistido a mais um desses filmes indies americanos sobre o fim do sonho americano (até hoje não acordaram disso?) em uma família disfuncional – algo que é reforçado no estilo empregado pela câmera do diretor Derek Cianfrance, que se mostra presente o tempo todo em cena, acompanhando os atores por trás dos ombros, além de fazer questão de ressaltar a aspereza do drama do casal carregando na granulação da fotografia de Andrij Parekh.

Namorados Para Sempre (Blue Valentine, 2010, EUA)
direção: Derek Cianfrance; roteiro: Derek Cianfrance, Cami Delavigne, Joey Curtis; fotografia: Andrij Parekh; montagem: Jim Helton, Ron Patane; música: Grizzly Bear; produção: Lynette Howell, Alex Orlovsky, Jamie Patricof; com: Ryan Gosling, Michelle Williams, Faith Wladyka, John Doman, Mike Vogel; estúdio: Hunting Lane Films, Silverwood Films; distribuição: Paris Filmes. 112 min

Sair da versão mobile