Ícone do site cinematório

“Pendular – A Exposição” no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

“Pendular”, novo longa-metragem de Júlia Murat, premiado o Festival de Berlim, estreou no circuito comercial de cinemas e a exposição de mesmo nome, que é um desdobramento do processo de desenvolvimento do filme, pode ser visitada no MAM RIO – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O longa acompanha um jovem casal de artistas contemporâneos (ele escultor, ela dançarina) que se instalam em um grande galpão industrial abandonado. A narrativa une várias formas e expressões de arte, daí a exposição ter se configurado a partir da criação de alguns vídeos, esculturas e danças que dialogaram para além do propósito cinematográfico.

Segundo assessoria de imprensa, “Pendular – A Exposição” é performática e tem como questão central o equilíbrio como um estado de instabilidade constante através do encontro de três linguagens: o audiovisual, a escultura e a dança. É composta por 15 esculturas criadas por Elisa Bracher e Marina Kosovski, oito vídeos criados por Julia Murat e três performances criadas por Flavia Meireles, em colaboração com os performers Raquel Karro e Neto Machado. As performances estrearam no dia 19 de setembro e terão novas apresentações em 21 de outubro e 4 de novembro. A exposição de esculturas e vídeos foi aberta também no dia 19, mas segue até dia 12 de novembro.

Desdobramentos do cinema para outras formas de arte e espaços são sempre muito interessantes e enriquecem a experiência da narrativa. Um projeto semelhante a “Pendular” aconteceu recentemente com o lançamento de “Soundtrack”, filme dirigido pela dupla 300ml e que tem Selton Mello interpretando o protagonista. Do processo de desenvolvimento de “Soundtrack”, nasceu uma instalação multimídia homônima assinada por Oskar Metsavaht, que ficou em cartaz no MIS-SP, Museu da Imagem e do Som de São Paulo, de junho a julho deste ano. Oskar também lançou uma coleção de moda pela sua marca Osklen, que dialoga com o universo do filme. Ouça nosso podcast sobre “Soundtrack”.

SERVIÇO
Pendular – A Exposição
De 19 de setembro a 5 de novembro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo
Horário: terça à sexta, das 12h às 18h – sáb, dom e feriados, das 11h às 18h
Ingressos: R$14 inteira
Mais informações aqui.

Sair da versão mobile