"A Forma da Água" (The Shape of Water, 2017) - Foto: Fox Searchlight/Divulgação

Amores líquidos: “A Forma da Água” e “Me Chame Pelo Seu Nome” – Oscar 2018 :: cinematório café #52

 

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download



Também no: SpotifyCastboxTuneIn | StitcherYouTube

Neste programa, que inicia a nossa cobertura do Oscar 2018, nós discutimos duas produções indicadas na categoria Melhor Filme: “A Forma da Água“, de Guillermo del Toro, e “Me Chama Pelo Seu Nome“, de Luca Guadagnino.

“A Forma da Água” narra a história de amor entre a zeladora de um laboratório secreto do governo dos Estados Unidos e uma criatura aquática aprisionada para experimentos. No elenco, Sally Hawkins, Doug Jones, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer e Michael Stuhlbarg. O roteiro é assinado por del Toro e Vanessa Taylor. A fotografia é de Dan Laustsen, a montagem é de Sidney Wolinsky e a música é de Alexandre Desplat.

Situado em 1983, “Me Chame Pelo Seu Nome” é centrado no romance entre um rapaz que passa o verão na casa dos pais, no Norte da Itália, onde conhece um professor norte-americano por quem se apaixona. No elenco, Timothée Chalamet, Armie Hammer, Michael Stuhlbarg, Amira Casar e Esther Garrel. O roteiro é assinado por James Ivory, baseado no livro de André Aciman. A fotografia é de Sayombhu Mukdeeprom e a montagem é de Walter Fasano.

Para o debate, nós recebemos Ana Lúcia Andrade, Laura Batitucci e Stephania Amaral.

Atenção! Nossos comentários contém spoilers!

O cinematório café é um podcast produzido e apresentado por Renato Silveira Raquel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de temas relacionados ao cinema e às suas áreas correlatas, sempre em um clima de descontração, mas buscando, acima de tudo, reflexões sobre imagens que estão presentes no nosso dia a dia.

Este podcast é oferecido por MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta acessar este link e se cadastrar.

Hyperlinks deste episódio:

Playlists em nosso perfil no Spotify

— Sobre “A Forma da Água”:

  • “A Forma da Água”: referências e homenagens (ScreenPrism, sem legendas):

— Videoclipe oficial da música “You’ll Never Know”:

— Os sons de del Toro (Fandor, em inglês):

— Sobre “Me Chame Pelo Seu Nome:

  • Videoclipe oficial da música “Mystery of Love”:

  • 10 filmes para ver se você gostou de “Me Chame Pelo Seu Nome” (Fandor, em inglês):

  • O escritor André Aciman conta o que poderá acontecer na continuação (legendas em inglês):

Clique aqui e participe do nosso grupo no Telegram!

 


Apoio:

Academia do Café  Coletivo Libertad