Ícone do site cinematório

Karim Aïnouz termina de filmar “A Vida Invisível”, com Fernanda Montenegro

"A Vida Invisível" (2019)

"A Vida Invisível" (2019)

Karim Aïnouz, diretor de filmes como “Praia do Futuro” e “Madame Satã”, acabou de rodar nesta semana o seu mais novo longa-metragem, “A Vida Invisível”. As filmagens aconteceram no Rio de Janeiro e o elenco conta com Fernanda Montenegro, em participação especial, e Carol Duarte. As duas atrizes vivem a mesma personagem em fases diferentes da vida.

Fernanda Montenegro em "A Vida Invisível" (2019)
Fernanda Montenegro em “A Vida Invisível” (2019) – Foto: RT Features/Divulgação

Baseado em livro de Martha Batalha, o filme é descrito como um “melodrama contemporâneo sobre sororidade, uma crônica da condição feminina nos anos 1950 no Rio de Janeiro, década marcada por um conservadorismo profundo”. Eis a sinopse:

Antigas cartas de sua irmã Guida, há muito desaparecida, surpreendem Eurídice, hoje uma senhora de 80 anos. No Rio de Janeiro dos anos 50, Guida e Eurídice serão cruelmente separadas, impedidas de viverem os sonhos que alimentaram juntas ainda adolescentes. ‘A VIDA INVÍSIVEL’ é a história destas duas mulheres, duas irmãs, tentando lutar contra as forças sociais que insistem em frustrá-las. Invisíveis em uma sociedade paternalista e conservadora, se desdobram para seguir em frente, ainda que distante de seus sonhos e desejos.

Com roteiro assinado por Murilo Hauser e colaboração de Inés Bortagaray, “A Vida Invisível” também traz no elenco Júlia Stockler e Gregório Duvivier. A produção é de Rodrigo Teixeira, indicado ao Oscar este ano por “Me Chame Pelo Seu Nome” e que já havia trabalhado com Aïnouz em “O Abismo Prateado“.

Outro destaque é a fotografia, assinada pela renomada Hélène Louvart, que trabalhou com Wim Wenders em “Piña”, Agnès Varda em “As Praias de Agnès” e Larry Clark em “The Smell of Us”.

“A Vida Invisível” tem previsão de estreia em 2019. Antes, ainda em 2018, deveremos ver o documentário “Aeroporto Central”, que Aïnouz exibiu no Festival de Berlim este ano.

Sair da versão mobile