Mostra Tiradentes SP chega à 7ª edição com novidades na programação

Mostra Tiradentes SP no CineSesc - Foto: Leo Lara/Universo Produção
Mostra Tiradentes SP no CineSesc - Foto: Leo Lara/Universo Produção

A edição paulista da Mostra de Tiradentes acontece de 28 de março a 3 de abril, no tradicional CineSesc, apresentando boa parte da 22ª edição do evento, realizada em janeiro na cidade mineira de Tiradentes, mas também com novidades na programação.

Ao longo de sete dias, o público poderá assistir a 35 filmes (13 longas, um média e 21 curtas) e acompanhar 10 bate-papos com realizadores, além de uma oficina e um debate conceitual.

Assim como a edição mineira, a Mostra Tiradentes SP é norteada pela temática “Corpos Adiante” e exibirá todos os filmes vencedores do Troféu Barroco. A abertura oficial, no dia 28 de março, às 20 horas, contará com a sessão em pré-estreia do longa “Vermelha”, dirigido por Getúlio Ribeiro. A produção de Goiás foi eleita pelo Júri da Crítica como Melhor filme da Mostra Aurora. Após a sessão, o diretor participa de bate-papo mediado pela curadora Lila Foster.



"Vermelha" (2019) - Foto: Divulgação
“Vermelha” (2019) – Foto: Divulgação

Além de “Vermelha”, o público paulista poderá ver os outros seis filmes que integraram a seleção 2019 da Aurora: “A Rosa Azul de Novalis” (SP), de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro; “A Rainha Nzinga Chegou” (MG), de Junia Torres e Isabel Casimira; “Tremor Iê” (CE), de Elena Meirelles e Lívia de Paiva; “Seus Ossos e Seus Olhos” (SP), de Caetano Gotardo; “Desvio” (PB), de Arthur Lins; e “Um Filme de Verão” (RJ), de Jô Serfaty.

Outro ponto alto da programação é a Mostra Foco, dedicada aos curtas-metragens e também avaliada pelo Júri da Crítica em Minas. Ao todo, 12 filmes de cinco estados integram a seleção, incluindo os premiados “Caetana”, de Caio Bernardo (PB), eleito Melhor Curta pelo Júri da Crítica, e “Negrum3”, de Diego Paulino (SP), vencedor do Júri Popular e do Prêmio Canal Brasil. Também serão exibidos: “Tea For Two”, de Julia Katharine (SP); “O Bando Sagrado”, de Breno Baptista (CE); “Onze Minutos”, de Hilda Lopes Pontes (BA); “Um Ensaio Sobre a Ausência”, de David Aynan (BA); “Ainda Ontem”, de Jessica Candal (PR), ; “Estado de Neblina”, de Bruno Ramos (SP); “Malandro de Ouro”, de Flávio C. Von Sperling (MG); “A Ética das Hienas”, de Rodolpho De Barros (PB); “Antes de Ontem”, de Caio Franco (SP); e “Tempestade”, de Fellipe Fernandes (PE).

Os curtas paulistas também serão  celebrados em uma seleção especial, a Mostra Foco SP, que apresenta uma sessão de quatro filmes: “Miragem”, de Flora Dias; “Mesmo Com Tanta Agonia”, dirigido por Alice Andrade Drummond; “Lua Maldita”, de Felipe Santo; e a “Casa de Catharina”, dirigido por Felipe Arrojo Poroger e escolhido especialmente para esta edição.

Mostra Paulista

A participação de filmes produzidos em São Paulo é destaque na programação da Mostra Tiradentes SP: dos 35 filmes exibidos, 19 são paulistas (6 longas e 13 curtas), incluindo obras apresentadas na 22ª Mostra de Tiradentes e títulos selecionados especialmente para a itinerância.

Serão exibidos dois longas do estado de São Paulo, um deles inédito, convidado especialmente para integrar esta esta edição: “Corpo Quilombo”, do diretor Leonel Costa, que depois de passar pela edição mineira volta a ser exibido em pré-estreia nacional na capital paulista; e “Copo Vazio”, novo longa do diretor Dellani Lima, que  será exibido pela primeira vez ao público no encerramento da programação, no dia 3 de abril.

Homenagem à atriz Luciana Paes 

Em janeiro, Tiradentes homenageou a atriz e diretora mineira Grace Passô. Agora, pela segunda vez consecutiva, a Mostra Tiradentes SP elege um homenageado especialmente para a itinerância. A escolhida é a atriz paulistana Luciana Paes, que receberá o Troféu Barroco durante a cerimônia de abertura do evento.

Luciana Paes - Foto: The Cloud Films
Luciana Paes – Foto: The Cloud Films

Luciana atua há mais de uma década e se divide entre teatro, cinema e televisão. Seu estilo de interpretação mescla rigor técnico e carisma, o que já lhe rendeu prêmios e destaque na cena dramática brasileira. Pedro Maciel Guimarães, um dos curadores da Mostra Tiradentes SP 2019, justifica a escolha da atriz como homenageada: “Dona de um estilo de interpretação que mescla rigor técnico com um carisma a toda prova, Luciana Paes se destaca na cena dramática brasileira pela fidelidade a uma mesma trupe teatral, a Companhia Hiato, e pela capacidade de passar de registros afetivos a distanciados no cinema”.

A programação da mostra conta com três filmes estrelados por Luciana: o curta-metragem “A Mão Que Afaga” (2012), de Gabriela Amaral Almeida, e os longas “Sinfonia da Necrópole” (2014), de Juliana Rojas, e “O Animal Cordial” (2017), também dirigido por Gabriela Amaral Almeida. 

Confira a programação completa da Mostra Tiradentes SP no site oficial.

— Cobertura do cinematório da 22ª Mostra de Tiradentes

Com informações da assessoria de imprensa da Mostra de Tiradentes SP.