Cléo da 5 às 7 (1962) - Foto: Divulgação
Corinne Marchand em "Cléo da 5 às 7" (1962) - Foto: Divulgação

Em Foco: “Cléo das 5 às 7” (1962), de Agnès Varda

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Também no: SpotifyCastboxTuneIn | StitcherPlayer FM



Este programa faz parte da campanha #OPodcastÉDelas2019, uma iniciativa criada para inserir e promover mais mulheres na mídia podcast. A campanha ocorre sempre no mês de março e esta é a sua terceira edição. Para encontrar mais podcasts participantes, procure pelas hashtags #OPodcastÉDelas e #OPodcastÉDelas2019 nas mídias sociais e siga o @opodcastedelas.

Na edição #14 do podcast Em Foco, celebramos a obra da cineasta Agnès Varda, um dos principais nomes do cinema francês, analisando um de seus filmes mais famosos, “Cléo das 5 às 7” (Cléo de 5 à 7, França/Itália, 1962).

Estrelado por Corinne Marchand, o longa acompanha a jornada em tempo real de uma jovem burguesa pelas ruas de Paris, do momento em que ela recebe uma premonição ruim de uma cartomante até o horário da consulta médica em que saberá o resultado dos exames de uma suspeita de câncer.

Participam deste programa: Renato Silveira, Raquel Gomes e Stephania Amaral.

Além do debate, o episódio conta com uma entrevista com a jornalista Luísa Pécora, do site Mulher no Cinema, acerca da relevância de Varda para o cinema mundial e as principais características de seus filmes.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Este podcast é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta acessar este link e se cadastrar.

Textos, imagens e outros materiais relacionados ao debate deste episódio:

— Podcast Feito Por Elas sobre Agnès Varda: parte 1 | parte 2

“Sempre luto contra a estupidez, inclusive a minha”, entrevista de Agnès Varda no Festival de Berlim de 2019 (Folha de S. Paulo)

“How Cleo from 5 to 7 portrays a city under the female gaze”, ensaio na Little White Lies (em inglês)

Crítica de Molly Haskell para a Criterion (em inglês)

Crítica de Adrian Martin para a Criterion (em inglês)

Análise da cena do título e créditos iniciais (Art of the Title, em inglês)

— Trailer do filme:

— Agnès Varda escolhe filmes no acervo da Criterion:

— TED Talk com Agnès Varda, em que ela reflete sobre três ideias centrais para a vida de um artista e que moldaram sua carreira:

— Discurso de agradecimento de Agnès Varda ao receber o Oscar honorário da Academia:

 


Apoio: