Cinema e Ciência: A Física Quântica na Sétima Arte
Cinema e Ciência: A Física Quântica na Sétima Arte

Cinema e Ciência: A Física Quântica na Sétima Arte

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Também no: SpotifyCastboxTuneIn | StitcherPlayer FM



Este podcast foi gravado durante a 6ª edição do bate-papo Cinema e Ciência, fruto da parceria entre o cinematório e o MM Gerdau — Museu das Minas e do Metal.

O debate desta vez é sobre como o cinema representa conceitos da Física Quântica. A escolha da pauta partiu do fenômeno “Vingadores: Ultimato”, grande sucesso do ano que se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos. O longa-metragem trabalha com alguns conceitos que envolvem viagens no tempo e a curiosa teoria do cou dos “vários mundos”. Também falamos sobre o Reino Quântico visto em “Homem-Formiga” e sobre outros temas da Física Quântica presentes nos filmes “Contra o Tempo”, “A Chegada” e “O Efeito Borboleta”.

Para comentar esses filmes e conversar sobre outros tópicos relacionados ao tema, Renato Silveira e Raquel Gomes recebem o professor Romeu Rossi Júnior, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Ele é mestre e doutor em Física pela UFMG e pesquisador na área da Física Quântica.

Confira abaixo os trechos dos filmes apresentados no telão durante o bate-papo, ocorrido no dia 7 de novembro de 2019:

— “Homem-Formiga”:

— “Homem-Formiga e a Vespa”:

— “Vingadores: Ultimato”:

— “Contra o Tempo”:

— “A Chegada”:

— “O Efeito Borboleta”:

 

 

 

 

 

 

 


Apoio:

MUBIcinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.