"Barbs, Wastelands" (2017), de Marta Mateus - Divulgação
"Barbs, Wastelands" (2017), de Marta Mateus - Divulgação

MUBI: todos os filmes que estreiam em dezembro

Em dezembro, a MUBI dá destaque a dois grandes nomes do cinema mundial. Um deles é Wim Wenders, uma das mais importantes figuras do Novo Cinema Alemão e presidente da Academia de Cinema Europeu. Homenageado em um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, o Festival de Berlim, o prolífico cineasta é tema da retrospectiva Jornadas Sem Setorno, com os longas “Paris, Texas”, “Alice nas Cidades”, “No Decurso do Tempo” (Kings of the Road), “O Amigo Americano” e mais.

"Paris, Texas" (1984), de Wim Wenders - Divulgação
“Paris, Texas” (1984), de Wim Wenders – Divulgação

A outra retrospectiva é dedicada a Alejandro Jodorowsky. Entrar no seu mundo cinematográfico é como mergulhar em um sonho. Densos, surrealistas, ocultistas e arquetípicos, os filmes do autor chileno parecem seguir uma lógica de fantasia sinuosa. Descubra o cinema de Jodorowsky por meio da seleção especial que conta com “Fando e Lis”, “El Topo” e “A Montanha Sagrada”.

"El Topo" (1970), de Alejandro Jodorowsky - Divulgação
“El Topo” (1970), de Alejandro Jodorowsky – Divulgação

Lançamentos

“Farewell Amor” é uma coprodução MUBI, vencedora do prêmio Producers Award for Narrative Features, no Festival de Sundance, e marca a estreia de Ekwa Msangi na direção de longas-metragens. Um filme sobre uma família, diferentes caminhos trilhados, traumas, memórias e a busca para compreensão do presente, colocando em foco as mudanças pelas quais todos passam com os anos, especialmente quando ficam muito tempo separados.



"Farewell Amor" (2020), de Ekwa Msangi - Divulgação
“Farewell Amor” (2020), de Ekwa Msangi – Divulgação

Quando Nils Frahm iniciou a turnê mundial de seu aclamado álbum “All Melody”, no Funkhaus Berlin, em 2018, uma jornada ambiciosa começava. Nos dois anos seguintes, ele fez mais de 180 apresentações, todas esgotadas, em locais como Sydney Opera House, o Disney Hall de Los Angeles, o Barbican em Londres, o Elbphilharmonie de Hamburgo e vários grandes festivais ao redor do mundo. Um artista lendário em um local lendário: “Tripping with Nils Frahm” é uma produção MUBI e documenta a gravação do show mais procurado do mundo, filmado em um dos edifícios mais icônicos de Berlim.

Exclusivos

"Faith" (2019), de Valentina Pedicini - Divulgação
“Faith” (2019), de Valentina Pedicini – Divulgação

— “Faith” (Valentina Pedicini, 2019): Uma jornada íntima para um mundo de extrema devoção. Há 20 anos, eles são liderados por um mestre do Kung Fu. São como monges Shaolin, mas com uma pegada católica. A diretora italiana Valentina Pedicini teve acesso a um modo de vida definido pela disciplina e o filme em preto e branco é surpreendentemente íntimo. Eles não têm segredos um para o outro ou para a câmera, tudo gira em torno da devoção cega. E “Faith” nos convida a fazer parte disso.

— “Barbs, Wastelands” (Marta Mateus, 2017): Após a Revolução dos Cravos, os camponeses da região do Alentejo ocuparam as enormes propriedades onde foram submetidos ao poder de seus mestres. Os protagonistas deste filme, resistentes dessa luta, contam sua história aos jovens de hoje, em suas próprias palavras. A direção é da portuguesa Marta Mateus.

— “Cold Meridian” (Peter Strickland, 2020): Um curta-metragem em preto e branco, filmado em Super 8 e 16mm, “Cold Meridian” é uma experiência ASMR dirigida pelo famoso diretor britânico Peter Strickland. Recomenda-se ver na maior tela possível ou com fones de ouvido para uma experiência imersiva.

— “Un film dramatique” (Eric Baudelaire, 2019): Este filme questiona a quem o cinema pertence, e faz isso por meio de cenas da primeira série no Collège Dora Maar, no subúrbio parisiense. Os alunos discutem sobre como representar o mundo ao seu redor, e como gostariam que ele fosse. Eric Baudelaire trabalhou com esses estudantes, muitos dos quais vêm de famílias de imigrantes e veem a França com os olhos de fora, e que com o passar do tempo criam um acúmulo de confiança a partir da coautoria, do processo de aprendizagem e de um modelo social provisório.

— “All the Vermeers in New York” (Jon Jost, 1990): Esta é a história de um amor impossível entre duas pessoas de diferentes partes da cidade. A arte parece ser o único ponto de referência entre os dois. Graças à sua restauração digital pela Eye Filmmuseum, o filme lúdico de Jon Jost pode ser apreciado com todo o seu frescor original de quando foi lançado há 30 anos.

"All the Vermeers in New York" (1990), de Jon Jost - Divulgação
“All the Vermeers in New York” (1990), de Jon Jost – Divulgação

Confira abaixo a agenda mensal completa da MUBI. Cada filme fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.

Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de títulos para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.

MUBI – Dezembro/2020

Data Título Diretor Categoria/contexto
1/12 António Um Dois Três Leonardo Mouramateus Novo Cinema Brasileiro
2/12 Faith Valentina Pedicini Desvendados
3/12 Trippin with Nils Frahm Benoite Toulemonde Lançamento MUBI
4/12 Berenice Éric Rohmer Foco em Éric Rohmer
5/12 Land of Ashes Sofia Quiros  
6/12 Paris, Texas Wim Wenders Wim Wenders: Jornadas sem retorno
7/12 Meu Corpo é Político Alice Riff Novo Cinema Brasileiro
8/12 Barbs Wastelands Marta Mateus Breves Encontros
9/12 Invasión Hugo Santiago  
10/12 La sonate à Kreutzer Éric Rohmer Foco em Éric Rohmer
11/12 Cold Meridian Peter Strickland Breves Encontros
12/12 Alice nas Cidades Wim Wenders Wim Wenders: Jornadas sem retorno
13/12 Fando and Lis Alejandro Jodorowsky A Psicomágica de Alejandro Jodorowsky
14/12 Last Night Massy Tadjedin  
15/12 So Long, My Son Wang Xiaoshuai  
16/12 The Wayward Girl Edith Carlmar  
17/12 Hilary and Jackie Anand Tucker  
18/12 Farewell Amor Ekwa Msangi Estreantes
19/12 El Topo Alejandro Jodorowsky A Psicomágica de Alejandro Jodorowsky
20/12 Kings of the Road Wim Wenders Wim Wenders: Jornadas sem retorno
21/12 Un film dramatique Eric Baudelaire Perspectivas
22/12 Underwater Love Shinji Imaoka  
23/12 La collectionneuse Eric Rohmer Foco em Éric Rohmer
24/12 Carol Todd Haynes  
25/12 Merry Christmas, Mr. Lawrence Nagisa Ôshima  
26/12 A Montanha Sagrada Alejandro Jodorowsky A Psicomágica de Alejandro Jodorowsky
27/12 O Amigo Americano Wim Wenders Wim Wenders: Jornadas sem retorno
28/12 All the Vermeers in New York Jon Jost Redescobertas
29/12 Claire Knee’s Éric Rohmer Foco em Éric Rohmer
30/12 Jeune Femme Léonor Serraille
31/12 Maps to the Stars David Cronenberg

Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.

%d blogueiros gostam disto: