MUBI: todos os filmes que estreiam em dezembro

Em dezembro, a MUBI dá destaque a dois grandes nomes do cinema mundial. Um deles é Wim Wenders, uma das mais importantes figuras do Novo Cinema Alemão e presidente da Academia de Cinema Europeu. Homenageado em um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, o Festival de Berlim, o prolífico cineasta é tema da retrospectiva Jornadas Sem Setorno, com os longas “Paris, Texas”, “Alice nas Cidades”, “No Decurso do Tempo” (Kings of the Road), “O Amigo Americano” e mais.

"Paris, Texas" (1984), de Wim Wenders - Divulgação
“Paris, Texas” (1984), de Wim Wenders – Divulgação

A outra retrospectiva é dedicada a Alejandro Jodorowsky. Entrar no seu mundo cinematográfico é como mergulhar em um sonho. Densos, surrealistas, ocultistas e arquetípicos, os filmes do autor chileno parecem seguir uma lógica de fantasia sinuosa. Descubra o cinema de Jodorowsky por meio da seleção especial que conta com “Fando e Lis”, “El Topo” e “A Montanha Sagrada”.

"El Topo" (1970), de Alejandro Jodorowsky - Divulgação
“El Topo” (1970), de Alejandro Jodorowsky – Divulgação

Lançamentos

“Farewell Amor” é uma coprodução MUBI, vencedora do prêmio Producers Award for Narrative Features, no Festival de Sundance, e marca a estreia de Ekwa Msangi na direção de longas-metragens. Um filme sobre uma família, diferentes caminhos trilhados, traumas, memórias e a busca para compreensão do presente, colocando em foco as mudanças pelas quais todos passam com os anos, especialmente quando ficam muito tempo separados.



"Farewell Amor" (2020), de Ekwa Msangi - Divulgação
“Farewell Amor” (2020), de Ekwa Msangi – Divulgação

Quando Nils Frahm iniciou a turnê mundial de seu aclamado álbum “All Melody”, no Funkhaus Berlin, em 2018, uma jornada ambiciosa começava. Nos dois anos seguintes, ele fez mais de 180 apresentações, todas esgotadas, em locais como Sydney Opera House, o Disney Hall de Los Angeles, o Barbican em Londres, o Elbphilharmonie de Hamburgo e vários grandes festivais ao redor do mundo. Um artista lendário em um local lendário: “Tripping with Nils Frahm” é uma produção MUBI e documenta a gravação do show mais procurado do mundo, filmado em um dos edifícios mais icônicos de Berlim.

Exclusivos

"Faith" (2019), de Valentina Pedicini - Divulgação
“Faith” (2019), de Valentina Pedicini – Divulgação

— “Faith” (Valentina Pedicini, 2019): Uma jornada íntima para um mundo de extrema devoção. Há 20 anos, eles são liderados por um mestre do Kung Fu. São como monges Shaolin, mas com uma pegada católica. A diretora italiana Valentina Pedicini teve acesso a um modo de vida definido pela disciplina e o filme em preto e branco é surpreendentemente íntimo. Eles não têm segredos um para o outro ou para a câmera, tudo gira em torno da devoção cega. E “Faith” nos convida a fazer parte disso.

— “Barbs, Wastelands” (Marta Mateus, 2017): Após a Revolução dos Cravos, os camponeses da região do Alentejo ocuparam as enormes propriedades onde foram submetidos ao poder de seus mestres. Os protagonistas deste filme, resistentes dessa luta, contam sua história aos jovens de hoje, em suas próprias palavras. A direção é da portuguesa Marta Mateus.

— “Cold Meridian” (Peter Strickland, 2020): Um curta-metragem em preto e branco, filmado em Super 8 e 16mm, “Cold Meridian” é uma experiência ASMR dirigida pelo famoso diretor britânico Peter Strickland. Recomenda-se ver na maior tela possível ou com fones de ouvido para uma experiência imersiva.

— “Un film dramatique” (Eric Baudelaire, 2019): Este filme questiona a quem o cinema pertence, e faz isso por meio de cenas da primeira série no Collège Dora Maar, no subúrbio parisiense. Os alunos discutem sobre como representar o mundo ao seu redor, e como gostariam que ele fosse. Eric Baudelaire trabalhou com esses estudantes, muitos dos quais vêm de famílias de imigrantes e veem a França com os olhos de fora, e que com o passar do tempo criam um acúmulo de confiança a partir da coautoria, do processo de aprendizagem e de um modelo social provisório.

— “All the Vermeers in New York” (Jon Jost, 1990): Esta é a história de um amor impossível entre duas pessoas de diferentes partes da cidade. A arte parece ser o único ponto de referência entre os dois. Graças à sua restauração digital pela Eye Filmmuseum, o filme lúdico de Jon Jost pode ser apreciado com todo o seu frescor original de quando foi lançado há 30 anos.

"All the Vermeers in New York" (1990), de Jon Jost - Divulgação
“All the Vermeers in New York” (1990), de Jon Jost – Divulgação

Confira abaixo a agenda mensal completa da MUBI. Cada filme fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.

Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de títulos para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.

MUBI – Dezembro/2020

DataTítuloDiretorCategoria/contexto
1/12António Um Dois TrêsLeonardo MouramateusNovo Cinema Brasileiro
2/12FaithValentina PediciniDesvendados
3/12Trippin with Nils FrahmBenoite ToulemondeLançamento MUBI
4/12BereniceÉric RohmerFoco em Éric Rohmer
5/12Land of AshesSofia Quiros 
6/12Paris, TexasWim WendersWim Wenders: Jornadas sem retorno
7/12Meu Corpo é PolíticoAlice RiffNovo Cinema Brasileiro
8/12Barbs WastelandsMarta MateusBreves Encontros
9/12InvasiónHugo Santiago 
10/12La sonate à KreutzerÉric RohmerFoco em Éric Rohmer
11/12Cold MeridianPeter StricklandBreves Encontros
12/12Alice nas CidadesWim WendersWim Wenders: Jornadas sem retorno
13/12Fando and LisAlejandro JodorowskyA Psicomágica de Alejandro Jodorowsky
14/12Last NightMassy Tadjedin 
15/12So Long, My SonWang Xiaoshuai 
16/12The Wayward GirlEdith Carlmar 
17/12Hilary and JackieAnand Tucker 
18/12Farewell AmorEkwa MsangiEstreantes
19/12El TopoAlejandro JodorowskyA Psicomágica de Alejandro Jodorowsky
20/12Kings of the RoadWim WendersWim Wenders: Jornadas sem retorno
21/12Un film dramatiqueEric BaudelairePerspectivas
22/12Underwater LoveShinji Imaoka 
23/12La collectionneuseEric RohmerFoco em Éric Rohmer
24/12CarolTodd Haynes 
25/12Merry Christmas, Mr. LawrenceNagisa Ôshima 
26/12A Montanha SagradaAlejandro JodorowskyA Psicomágica de Alejandro Jodorowsky
27/12O Amigo AmericanoWim WendersWim Wenders: Jornadas sem retorno
28/12All the Vermeers in New YorkJon JostRedescobertas
29/12Claire Knee’sÉric RohmerFoco em Éric Rohmer
30/12Jeune FemmeLéonor Serraille
31/12Maps to the StarsDavid Cronenberg

Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.