cinematório café: “Mank” e a criação de “Cidadão Kane”

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn | Stitcher | Player FM



Nesta edição, o cinematório café discute o filme “Mank” (2020), dirigido por David Fincher a partir do roteiro escrito por seu pai, Jack Fincher, e que remonta o período em que Herman J. Mankiewicz e Orson Welles iniciaram a construção de “Cidadão Kane”, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

O longa-metragem traz Gary Oldman no papel de Mankiewicz e Tom Burke como Welles, contando ainda com Amanda Seyfried, Charles Dance, Lily Collins e Tuppence Middleton no elenco.

Além da análise de “Mank”, o podcast traz informações históricas sobre os bastidores de “Cidadão Kane” que o filme não mostra.

Quem se senta à mesa conosco é Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, junto com Carlos Quintão, professor, crítico de cinema e realizador do podcast Cabine Cine Rádio.

O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

— Livros citados por Ana Lúcia Andrade no podcast:

FRIEDRICH, Otto. A cidade das redes, 1988. (p. 353, p. 101)
BOGDANOVICH, Peter & WELLES, Orson. Este é Orson Welles. (p. 115, p. 95-96, p. 98, p. 592-593)

Crítica de “Mank”, por Renato Silveira

Entrevista e vídeo sobre a criação dos cenários do filme via computação gráfica pelo Territory Studio

Entrevista no IndieWire com Ben Mankiewicz, neto do roteirista Herman J. Mankiewicz, que conta o que aconteceu com seu avô após os eventos de “Mank”

Podcast: debate sobre “Cidadão Kane” promovido pela Folha, com participação do crítico Inácio Araújo, da diretora Marina Person e da atriz Bete Coelho

— Trailer:

 

 

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.