Ícone do site cinematório

“Todas as Melodias” ou uma carta de saudade

"Todas as Melodias" (2020), de Marco Abujamra - Divulgação

Você já deve ter ouvido alguma música de Luiz Melodia, cantor que marcou uma geração de jovens e que se eternizou como Negro Gato na busca por retratar o Brasil ou os Brasis que moldam nosso país. O documentário “Todas as Melodias”, dirigido por Marco Abujamra (“Paulo Autran – O Senhor dos Palcos” e “Jards Macalé: Um Morcego na Porta Principal”), que teve sua pré-estreia na 24ª Mostra de Tiradentes e na 44ª Mostra de São Paulo, foge do molde bibliográfico cronológico e vai para um lugar mais abstrato, fazendo um retrato pessoal de Luiz pelo olhar de quem conviveu com o poeta, principalmente o de sua esposa, Jane Reis.

Intercalado entre depoimentos e imagens de arquivo resgatados desde a década de 1970 até em 2016, o filme nos leva a entender muitos porquês das letras do artista e muito do nosso país retratado sempre de forma sincera por Melodia. O primeiro impacto já vem logo na primeira cena em que Luiz está no palco sendo ovacionado pela plateia. Entretanto, a cena não tem som e tudo acontece no mais completo silêncio, o que já dá um tom reflexivo e nostálgico sobre esta figura que faz falta e deixa saudade principalmente nestes tempos tão obscuros.

Zezé Motta, Jards Macalé, Céu, Arnaldo Antunes são alguns dos nomes que nos presenteiam com seus depoimentos, mas também com canções do mestre, além de Jane que revela também músicas feitas para o amado. Com uma iluminação bonita no cenário em que as gravações foram feitas, a fotografia assinada por Viviane D’Ávilla ilumina quem partilha olhares e vivências, com a lente da câmera caminhando principalmente pelos olhos e pelas mãos dos artistas, gerando um ar intimista.

“Todas as Melodias” entrega saudade para quem é fã do músico, ao mesmo tempo em que abre o interesse de quem não conhece sua obra, pois apresenta de maneira profunda as diversas fases da vida e da carreira do multiartista e as diversas questões e metáforas que ele deixou em suas canções. Mesmo que muitas delas não sejam entendidas por todos, a sensação que fica é que Luiz Melodia é um mistério gostoso de se conhecer. ■

Nota:

TODAS AS MELODIAS (2020, Brasil). Direção: Marco Abujamra; Roteiro: Marco Abujamra; Produção: Marco Abujamra, Mariana Marinho; Fotografia: Viviane D’Ávilla; Montagem: Paulo Dimantas; Música: Luiz Melodia; Estúdio/Produtora: Dona Rosa Filmes; Distribuição: Dona Rosa Filmes. 90 min

Sair da versão mobile