16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema exibe online sete filmes inéditos

Até o dia 16 de setembro, acontece a 16ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema. Totalmente online, o evento apresenta sete filmes inéditos no Brasil. Os títulos ficam disponíveis por uma semana, sempre com estreias às sextas-feiras.

A programação começa com o longa “A 200 Metros”, que representou a Jordânia no Oscar deste ano. O filme retrata a jornada de Mustafa, um pai que mora a apenas 200 metros de distância de sua família. Porém, eles vivem separados por um muro que divide a Cisjordânia e Israel. Quando recebe uma ligação de que seu filho sofreu um acidente e está internado, Mustafa tem que fazer uma viagem de 200 quilômetros para reencontrar a família.

Já na segunda semana da mostra, o destaque é “Bagdá Vive em Mim”, um thriller que aborda a integração de imigrantes iraquianos em Londres, o conflito entre a radicalização da comunidade e a adoção de valores liberais ocidentais. O filme teve sua estreia em 2019 no Festival do Cairo e foi aclamado no Festival de Locarno.



"Bagdá Vive em Mim" (Baghdad in My Shadow, 2019), de Samir - Divulgação
“Bagdá Vive em Mim” (Baghdad in My Shadow, 2019), de Samir – Divulgação

O acesso à Mostra Mundo Árabe de Cinema é gratuito através da plataforma Sesc Digital e do site da mostra, no endereço mundoarabe2021.icarabe.org. Lá também estão disponíveis os links para acompanhar os debates online sobre os filmes apresentados.

Com informações da assessoria de imprensa da Mostra Mundo Árabe de Cinema.