Diretor Ugo Giorgetti é homenageado em retrospectiva online

A plataforma Itaú Cultural Play realiza uma mostra online gratuita em homenagem ao cineasta Ugo Giorgetti. Oito filmes do diretor ficam disponíveis ao público até 5 de outubro.

Entre os títulos, estão os clássicos “Jogo Duro”, drama de 1985 que marca a estreia de Giorgetti na ficção, e “Quebrando a Cara”, documentário de 1986 sobre o boxeador Eder Jofre. A programação também inclui obras mais recentes do cineasta, como “Cara ou Coroa”, “A Cidade Imaginária” e “Uma Noite em Sampa”.

A partir de setembro, mais quatro filmes integram a retrospectiva, incluindo dois dos maiores sucessos de Giorgetti: “Boleiros: Era uma Vez o Futebol” e a continuação “Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos”.



A mostra online é uma extensão da retrospectiva realizada presencialmente no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, entre 29 de julho a 5 de agosto.

Abaixo, você pode conferir uma entrevista com Giorgetti conduzida pelo crítico José Geraldo Couto.

 

Reforçando, a mostra em homenagem ao diretor Ugo Giorgetti fica em cartaz até 5 de outubro, com acesso gratuito na plataforma itauculturalplay.com.br.

Conheça os filmes:

Jogo duro (1985, 110 min.)
Classificação indicativa: 14 anos (linguagem imprópria e violência)
Um ex-boxeador é contratado para tomar conta de um casarão vazio, no bairro do Pacaembu, em São Paulo. O imóvel está à venda e sua função é receber possíveis compradores. Na primeira noite de trabalho, ele descobre que uma mulher e a filha moram clandestinamente num dos quartos da mansão.
Elenco: Cininha de Paula, Cacá Carvalho, Jesse James, Valéria de Andrade, Luís Guilherme

Festa (1985, 87 min.)
Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria)
Dois malandros jogadores de sinuca e um músico são contratados para entreter os convidados de uma festa de arromba, numa mansão paulistana. Eles devem ficar encerrados numa sala, sem aproveitar o rega-bofe, à espera de que alguém os chame. Dali, vão se deparar com uma divertida galeria de personagens e situações.
Elenco: Adriano Stuart, Antonio Abujamra, Iara Jamra, Jorge Mautner, Otávio Augusto

Quebrando a cara (1986, 74 min.)
Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria)
Éder Jofre é uma verdadeira lenda do boxe brasileiro. Foi campeão mundial duas vezes, em diferentes categorias. Sua jornada pessoal e esportiva é recontada neste raríssimo documentário. Da infância num bairro operário de São Paulo à consagração como herói popular, encantando plateias no mundo todo.

Sábado (1994, 85 min.)
Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria)
Magda é uma sofisticada diretora de arte. Num sábado, ela chega num antigo edifício do centro de São Paulo para trabalhar na produção de um comercial. Outrora requintado, o prédio é hoje ocupado por gente pobre. Tudo vai bem até que Magda fica presa num elevador, junto com um cadáver, um malandro e dois funcionários do IML.
Elenco: André Abujamra, Jô Soares, Maria Padilha, Otávio Augusto, Tom Zé

Boleiros: era uma vez o futebol (1998, 93 min.)
Classificação indicativa: livre
Num típico bar paulistano, com fotos de jogadores espalhadas por todos os lados, um grupo de boleiros veteranos se reúne todas as tardes para falar de sua principal paixão, o futebol. Lances geniais, antigas glórias e muitos causos são a matéria de um verdadeiro mergulho nostálgico.
Elenco: Adriano Stuart, Flavio Migliaccio, Lima Duarte, Otávio Augusto, Rogério Cardoso

O príncipe (2002, 102 min.)
Classificação indicativa: 14 anos (drogas lícitas e linguagem imprópria)
Gustavo vive em Paris há mais de vinte anos. Leva uma vida pacata de intelectual sul-americano, entre conferências, palestras e a escrita de artigos acadêmicos. A notícia de que sua mãe e seu sobrinho estão doentes faz com que ele volte para o Brasil. Aqui, Gustavo revisitará o passado e velhos fantasmas.
Elenco: Eduardo Tornaghi, Bruna Lombardi, Ricardo Blat, Ewerton de Castro, Otávio Augusto

Boleiros 2 – vencedores e vencidos (2006, 86 min.)
Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria)
O antigo bar onde se encontram os velhos boleiros será reinaugurado. A decoração discreta dá lugar a um colorido estridente e o local atrai uma nova clientela. Os veteranos continuam por lá, agora confinados a um mezanino. Frente a tantas mudanças, seguem reunidos em torno de sua grande paixão e suas inesgotáveis histórias.
Elenco: Flávio Migliaccio, Lima Duarte, Otávio Augusto, Paulo Miklos, Denise Fraga

Paredes Nuas (2009, 58 mins)
Classificação indicativa: 14 anos (drogas lícitas e linguagem imprópria)
Um rico patrono das artes é preso numa ação da Polícia Federal. As acusações são as de sempre: gerência temerária, evasão fiscal e formação de quadrilha. Na sala de sua casa, quatro personagens – o motorista, a governanta, o advogado e a esposa – discutem os desdobramentos da sua prisão.
Elenco: Andrea Tedesco, Angelo Brandini, Domingos Montagner, Juliana Galdino, Luiz Damasceno

Solo (2009, 82 min.)
Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria)
Um homem de meia idade, abastado e morador de um bairro nobre de São Paulo, vai calçar seus sapatos e constata que seu pé não é mais o mesmo – mudou para pior. Este gesto é o gatilho para uma reflexão sobre a vida, a passagem do tempo e a dificuldade em compreender os dias atuais.
Elenco: Antonio Abujamra

Cara ou Coroa (2012, 90 min.)
Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria)
São Paulo, 1971, tempos sombrios de ditadura militar. Um jovem diretor de teatro ensaia uma peça sob os olhos de um militante ortodoxo do Partido Comunista, que não compreende suas opções estéticas. Enquanto isso, um casal de namorados esconde um membro da resistência perseguido pela polícia.
Elenco: Emílio de Mello, Geraldo Rodrigues, Júlia Ianina, Otávio Augusto, Walmor Chagas

A Cidade Imaginária (2014, 52 min.)
Classificação indicativa: livre
Depois de uma longa travessia em condições desumanas, a bordo de um navio que traficou escravos negros, um grupo de imigrantes italianos está prestes a desembarcar no Porto de Santos. Camponeses, anarquistas e aventureiros formam um conjunto heterogêneo, para quem o futuro é apenas imaginação.
Elenco: Helio Cícero, Suzana Alves, Duda Mamberti, Ligia Cortez e Luti Angelelli

Uma noite em Sampa (2016, 75 min.)
Classificação indicativa: 12 anos (drogas e linguagem imprópria)
Um grupo de pessoas vindo do interior é obrigado a enfrentar o relento da capital paulista, e também seus próprios medos, depois que o motorista que os trouxe à cidade, para ver uma peça, desaparece. À deriva e assombrados, homens e mulheres passarão a madrugada à espera de que algo imponderável os tire dali.
Elenco: Otávio Augusto, Cris Couto, Andréa Tedesco, Fernanda Viacava, Flávio Tolezani

Paul Singer, uma utopia militante (2019, 57min.)
Classificação indicativa: livre
A trajetória e as ideias de Paul Singer, economista, um dos maiores intelectuais e socialistas brasileiros. Falecido em 2018, Singer foi um teórico e divulgador do conceito de economia solidária. O filme descreve sua jornada desde a infância em Viena, quando foge com a família do nazismo, até a militância em seus últimos anos de vida.

Dora e Gabriel (2020, 90 min.)
Classificação indicativa: 14 anos (linguagem imprópria e violência)
Um imigrante libanês vive há anos em São Paulo. Certo dia, é assaltado e preso dentro do porta-malas do seu próprio carro. Uma mulher, testemunha do crime, é igualmente encarcerada com ele. Dividindo este insólito ambiente, eles andam pela cidade sem saber aonde estão indo.
Elenco: Ary França e Nathalia Gonsales

Com informações do Itaú Cultural.