Belas Artes à La Carte: os filmes que entram no cardápio em setembro

Em setembro, o Belas Artes À La Carte adiciona ao catálogo clássicos de diretores como Terry Gilliam, René Clair, Joel Schumacher, Sidney Lumet, Warren Beatty, Kathryn Bigelow e Eduardo Coutinho. A plataforma também dá continuidade à mostra dedicada ao diretor Paulo Thiago, falecido em junho deste ano, e realiza uma nova sessão do Cineclube Italiano.

Confira o calendário com todas as estreias de setembro do Belas Artes À La Carte:

2 de setembro



Brazil: o filme (Brazil)

Reino Unido | EUA, 1985, Drama, 132 min

Direção: Terry Gilliam

Elenco: Jonathan Pryce, Kim Greist, Robert De Niro

Sinopse: Sam Lowry vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado futurista, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo pela permanência na prisão. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando por Jill Layton, uma terrorista.

 

Complicações do amor (The one I Love)

EUA, 2014, Comédia, 91 min

Direção: Charlie McDowell

Elenco: Mark Duplass, Elisabeth Moss, Ted Danson

Sinopse: Ethan e Sophie estão juntos há muitos anos, mas o casamento passa por um momento de crise. Tentando recriar a intimidade e salvar o que ainda existe entre os dois, eles decidem fazer uma viagem de fim de semana. O problema é que, logo após chegarem ao destino, Ethan e Sophie se deparam com uma descoberta que os força a repensar quem eles são como pessoas, quais são os problemas da relação e o que eles esperam para o futuro.

 

O tempo é uma ilusão (It happened tomorrow)

EUA, 1944, Comédia, 85 min

Direção: René Clair

Elenco: Dick Powell, Linda Darnell, Jack Oakie

Sinopse: Um jovem jornalista da virada do século descobre que pode conseguir o jornal do dia seguinte. Isso traz mais problemas do que fortuna, especialmente porque sua nova namorada é parte de um falso ato de clarividência.

 

O congresso futurista (The congress)

Israel, 2013, Drama, 122 min

Direção: Ari Folman

Elenco: Robin Wright, Harvey Keitel, Jon Hamm

Sinopse: Uma atriz em fim de carreira decide aceitar uma proposta ousada, mas muito bem paga, para ter melhores condições de cuidar de seu filho, portador de deficiência física. Segundo o acordo, ela deve colaborar com uma empresa que vai fazer uma versão digital de sua imagem, criando assim uma atriz virtual idêntica à ela mesma. Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida. Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou.

 

Poeta de sete faces

Brasil, 2002, Documentário, 94 min

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Zezé Motta, Paulo Autran, Ferreira Gullar, Ana Beatriz Nogueira e Carlos Gregório.

Sinopse: O filme remonta a trajetória do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade, dos primeiros anos de sua vida, sua mudança para o Rio de Janeiro até o auge de sua carreira.

 

O que é Cinema? (What is cinema)

EUA, 2013, Documentário, 80 min

Direção: Chuck Workman

Elenco: David Lynch, James Franco, Chantal Akerman, Robert Altman, Abbas Kiarostami e Peter Bogdanovich.

Sinopse: Chuck Workman demonstra seu domínio da linguagem cinematográfica, criando um ensaio visual de clipes de filmes que extrapolaram os limites da forma de arte. Ele conversa com os cineastas David Lynch, Jonas Mekas e Michael Moore.

 

9 de setembro

Tigerland – A caminho da guerra (Tigerland)

EUA, 2000, Drama, 101 min

Direção: Joel Schumacher

Elenco: Colin Farrell, Matthew Davis, Clifton Collins Jr.

Sinopse: Um grupo de recrutas passa pelo Treinamento Avançado de Infantaria em Fort Polk, a infame Tigerland da Louisiana, última parada antes do Vietnã para dezenas de milhares de jovens em 1971.

 

Armadilha do destino (Cul de Sac)

Reino Unido, 1966, Comédia, 112 min

Direção: Roman Polanski

Elenco: Donald Pleasence, Françoise Dorléac, Lionel Stander

Sinopse: Em busca de ajuda, dois gangsters feridos fugindo encontram refúgio no castelo isolado de um homem fraco e sua esposa; entretanto, sob a mira de uma arma, nada é o que parece.

 

Fogo Por Sobre a Inglaterra (Fire over England)

Reino Unido, 1937, Drama, 92 min

Direção: William K. Howard

Elenco: Laurence Olivier, Vivien Leigh, Flora Robson, Leslie Banks

Sinopse: No Século 16, a Inglaterra enfrenta a possibilidade de um conflito naval com a poderosa armada espanhola. Um jovem oficial da marinha de Elizabeth I é enviado à Península Ibérica para descobrir quando será o ataque e quem, dentre os aristocratas ingleses, está traindo a coroa.

 

Quem matou Lady Winsley? (Lady Winsley)

Turquia, 2019, Comédia, 100 min

Direção: Hiner Saleem

Elenco: Mehmet Kurtulus, Ezgi Mola, Senay Guler

Sinopse: Lady Winsley, uma romancista americana, é assassinada em Büyükada, uma ilha do arquipélago do Príncipe, na Turquia. O inspetor Fergün chega de Istambul para chefiar a investigação. Com a ajuda da estalajadeira, a bela Azra, tem de lidar com os segredos bem guardados deste pequeno recanto do país com os seus inúmeros tabus, fortes laços familiares, tradições ancestrais e diversidade étnica que ultrapassa a cabeça das pessoas.

 

Jorge, um brasileiro

Brasil, 1988, Drama, 113 min

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Denise Dumont, Carlos Alberto Riccelli, Dean Stockwell, Gloria Pires

Sinopse: O filme apresenta o universo dos caminhoneiros que atravessam o país para chegar aos destinos mais distantes, e Jorge é um deles. Depois de brigar com a sua companheira Sandra, ele sai para mais uma viagem, e relembra os fatos mais marcantes de sua vida, suas aventuras e os amigos da estrada. Uma característica forte foram críticas a situação dos caminhoneiros que circulam, as condições das rodovias e as infraestruturas Brasileiras precárias. Mostram ainda aspectos importantes e relevantes referentes a acidentes constantes que ocorrem nas rodovias brasileiras e da impunidade. Mostra ainda lado referente a reforma agrária e protestos que afetam diretamente o povo Brasileiro.

 

23 de setembro

Q & A, sem lei, sem justiça (Q & A)

EUA, 1990, Crime, 132 min

Direção: Sidney Lumet

Elenco: Nick Nolte, Timothy Hutton, Armand Assante

Sinopse: Um jovem promotor público está tentando juntar provas para incriminar um detetive de polícia com indícios de corrupção. Para isso, ele terá de se aproximar da ex-amante do seu superior e seu novo companheiro – um grande chefe do crime organizado.

 

Regras não se aplicam (Rules Don’t Apply)

EUA, 2016, Comédia | Romance, 127 min

Direção: Warren Beatty

Elenco: Lily Collins, Haley Bennett, Taissa Farmiga

Sinopse: 1958. O longa acompanha a história de amor entre Marla Mabrey, uma jovem atriz religiosa, e seu motorista, Frank Forbes. Mas o relacionamento é proibido pelo chefe deles, o excêntrico aviador e produtor de cinema Howard Hughes.

 

Fugitivo da guilhotina (The Man of the Eiffel tower)

França | EUA, 1949, Mistério, 97 min

Direção: Burgess Meredith

Elenco: Charles Laughton, Franchot Tone, Burgess Meredith

Sinopse: O inspetor da polícia francesa, Maigret, investiga o assassinato de uma viúva rica de Paris e acaba perseguindo o assassino pelas vigas da Torre Eiffel.

 

Guerra ao terror (Hurt Locker)

EUA, 2008, Drama, 131 min

Direção: Kathryn Bigelow

Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty

Sinopse: JT Sanborn, Brian Geraghty e Matt Thompson integram o esquadrão antibombas do exército americano em missão no Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, para que seja detonado sem atingir alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James, que possui muito sangue-frio, o que incomoda Sanborn. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.

 

Antonio Meneses – Camera e o violoncelo

Brasil, 2014, Documentário, 52min

Direção: Pedro Antônio Paes

Elenco: Antonio Meneses

Sinopse: O documentário segue a vida do violoncelista Antonio Meneses (célebre virtuose brasileiro) nos 10 dias que antecedem uma grande apresentação em Paris: o concerto Nº2 de Villa-Lobos, com a Orquestra de Radiodifusão Francesa. O filme passa por lugares simbólicos como: Rio de Janeiro, na casa da infância; Basel na Suíça, sua residência; Berna, local do Conservatório de Música onde é professor; Lausanne, casa do luthier; Genebra, local do seu escritório; e finalmente, Paris, e a apresentação.

 

24 de setembro

Cine Clube Italiano: O último prosecco (Finché c’è Prosecco c’è speranza)

Itália, 2017, 101min, Comédia/Mistério

Direção: Antonio Padovan

Elenco: Giuseppe Battiston, Rade Serbedzija, Liz Solari

Sinopse: O filme acompanha o inspetor Stucky investigando uma série de assassinatos e o suicídio teatral de Desiderio Ancillotto, um conde que mora nas colinas de Conegliano e Valdobbiadene, em uma história que narra o conflito entre a ganância e o respeito à terra.

 

30 de setembro

Vítimas do poder (Eminent domain)

França | Israel | Canadá, 1990, Drama, 106 min

Direção: John Irvin

Elenco: Donald Sutherland, Anne Archer, Paul Freeman

Sinopse: Um membro do Politburo polonês de alto escalão foi banido do partido e deve descobrir por quê. Ambientado em 1979 na Polônia, antes dos eventos do Solidariedade

 

Gangue de Ladras (Brave Ragazze)

Itália, 2019, Comédia, 95 min

Direção: Michela Andreozzi

Elenco: Ambra Angiolini , Ilenia Pastorelli , Serena Rossi , Silvia D’Amico

Sinopse: A história é baseada em uma gangue de ladras francesas disfarçadas de homens, que operou na área de Avignon em meados da década de 1980.

 

Para Sempre e um Dia (Forever and a day)

EUA, 1943, Drama, 104 min

Direção: René Clair, Edmund Goulding, Cedric Hardwicke, Frank Lloyd, Victor Saville, Robert Stevenson e Herbert Wilcox.

Elenco: Kent Smith; Ruth Warrick; George Kirby, Doreen Munroe, May Beatty

Sinopse: Durante a 2ª Guerra Mundial um americano viaja até a Inglaterra para vender uma velha propriedade da sua família, que fica nos arredores de Londres. Entretanto, ele encontra na casa uma mulher que lá vive e é contra a venda. Eles conversam e ela lhe conta a história da mansão, desde a construção por um almirante inglês em 1804 até o presente. Tanto o americano quanto a moradora da casa ficam exultantes, pois após um bombardeio a pintura do fundador da casa continua intacta, uma simbólica prova da resistência da Inglaterra nos momentos mais difíceis.

 

Crepúsculo do caos (The Last of England)

Reino Unido | Alemanha Ocidental, 1987, Drama, 92 min

Direção: Derek Jarman

Elenco: Tilda Swinton, Spencer Leigh, ‘Spring’ Mark Adley

Sinopse: Uma visão pessoal do diretotr sobre o declínio de seu país em uma linguagem mais próxima da poesia do que da prosa. Uma meditação sombria em Londres sob Thatcher.

 

Cabra Marcado pra morrer

Brasil, 1984, Documentário, 119 min

Direção: Eduardo Coutinho

Elenco: Eduardo Coutinho, Tite de Lemos e Ferreira Gullar.

Sinopse: Em 1962, o diretor Eduardo Coutinho começou a filmar a história do líder da liga camponesa, que fora assassinado. Em 1964 a filmagem é interrompida pelo golpe militar. Vinte anos depois retoma o tema central sob a ótica de cada um dos participantes.

Com informações da assessoria de imprensa do Belas Artes Grupo.