"Duna" (Dune, 2021), de Denis Villeneuve - Divulgação
"Duna" (Dune, 2021), de Denis Villeneuve - Divulgação

cinematório café: As faces de “Duna”

Duna cinematório

Nesta edição, o podcast cinematório café analisa o filme “Duna” (Dune, 2021), dirigido por Denis Villeneuve, e também comenta a primeira adaptação do livro de Frank Herbert, dirigida por David Lynch em 1984, e o projeto que Alejandro Jodorowsky tentou realizar nos anos 1970.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM

Clássico da ficção científica e um dos livros mais influentes do gênero, “Duna” foi publicado em 1965 e narra a batalha em torno do controle de Arrakis, um planeta desértico conhecido por ser fonte da poderosa especiaria Mélange — substância alucinógena que proporciona o desenvolvimento de habilidades poderosas e que é considerada vital para a realização de viagens espaciais. No centro da disputa por Arrakis está Paul Atreides, um jovem que acredita-se ser o “Escolhido” para liderar uma revolução contra o imperador Shaddam.

No podcast, nós analisamos os prós e contras da superprodução dirigida por Denis Villeneuve (“A Chegada”, “Blade Runner 2049”) e estrelada por Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Stellan Skarsgård, Dave Bautista, Zendaya, Charlotte Rampling, Jason Momoa e Javier Bardem.

Também comentamos a turbulenta adaptação de “Duna” feita por David Lynch (“Cidade dos Sonhos”) em 1984 e o ambicioso projeto que Alejandro Jodorowsky (“El Topo”) tentou realizar nos anos 1970 e que é tema do documentário “Duna de Jodorowsky” (2014).

Quem se senta à mesa conosco é Renné França, professor de cinema do Instituto Federal de Goiás, crítico no Pílula Pop e diretor do longa-metragem “Terra e Luz“.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Reconhecendo racismo anti-oriental através de estereótipos orientalistas (Nó de Oito)

Por que Hollywood é obcecada com o orientalismo? (em inglês)

— Trailer do filme de 2021:

 

— Trailer do filme de 1984:

 

— Trailer do documentário “Duna de Jodorowsky”:

 

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

Duna cinematório

%d blogueiros gostam disto: