20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Divulgação
Divulgação

Público pode votar no 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

O 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro revela seus vencedores no próximo dia 28 de novembro, com transmissão ao vivo pela TV Cultura, a partir das oito da noite.

A cerimônia terá como tema a preservação e a memória do audiovisual. A ideia é celebrar a importância e a resistência da Cinemateca Brasileira, e também a produção cinematográfica nacional nas duas últimas décadas.

O grande homenageado do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro este ano é o cineasta, poeta e compositor Ruy Guerra, que completou 90 anos no último mês de agosto. Moçambicano radicado no Brasil, ele é diretor de clássicos como “Os Fuzis”, “Os Cafajestes” e “Ópera do Malandro”.



Ao todo, o 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro vai anunciar 32 prêmios entre longas, curtas e séries de TV. Os vencedores serão escolhidos pelos profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema.

“Boca de Ouro”, de Daniel Filho, e “Pacarrete”, de Allan Deberton, são os longas com maior número de indicações (15), seguidos de “A Divisão – O Filme”, de Vicente Amorim (8).

Os 15 longas indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. A votação já está aberta e pode ser feita pelo site academiabrasileiradecinema.com.br até 26 de novembro.

Com informações da Academia Brasileira de Cinema.