IMS celebra obra de Carolina de Jesus com exposição e mostra online

O Instituto Moreira Sales apresenta a mostra “Um Brasil para Carolina”, dedicada a celebrar e pensar a obra da escritora Carolina Maria de Jesus.

Serão exibidos 13 filmes, entre curtas e longas-metragens, que estão em diálogo com os escritos da autora. A seleção inclui títulos como “Alma no Olho”, de Zózimo Bulbul, “Estamira”, de Marcos Prado, e “Carolina Quarto de Despejo Homenagem”, primeira animação dedicada à escritora, feita pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Emef Vila Atlântica.

Os filmes estão divididos em três eixos temáticos, sendo que cada ciclo fica em cartaz online em períodos distintos. O primeiro já está disponível e pode ser acompanhado até 6 de janeiro de 2022. A inspiração é o livro “Diário de Bitita”, no qual Carolina de Jesus trata das primeiras décadas do período pós-abolição no Brasil.



O segundo ciclo é intitulado “Imagens de Alvenaria” e poderá ser visto entre 15 de dezembro e 16 de janeiro. Neste programa, as obras “Quarto de Despejo e “Casa de Alvenaria” são o ponto de partida.

Por fim, o terceiro ciclo, chamado de “Pedaços de Cinema”, acontece de 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022, tendo como inspiração os livros “Pedaços da Fome”, “Antologia Pessoal” e “Provérbios”.

A curadoria de “Um Brasil Para Carolina” é do crítico e roteirista Bruno Galindo. A mostra integra a programação paralela da exposição “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros”, em cartaz no Instituto Moreira Salles de São Paulo. Mas os filmes podem ser vistos de qualquer lugar do Brasil pelo site filmescarolina.ims.com.br.

Com informações do IMS.