cinematório café: Precisamos de um filme do Batman que não é filme do Batman?

Nesta edição, o podcast cinematório café analisa o filme “Batman” (The Batman, 2022), de Matt Reeves. A mais nova aventura do Homem-Morcego no cinema tem o ator Robert Pattinson como protagonista e se assume como gênero policial, com abordagem ainda mais sombria sobre o universo do personagem do que a trilogia “Cavaleiro das Trevas”, de Christopher Nolan.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Inspirado em HQs como “O Longo Dias das Bruxas”, “Ano Um” e “Ego”, o novo longa-metragem da DC Comics traz Batman investigando atentados contra políticos de Gotham City. Por trás dos crimes está o Charada (Paul Dano), cujos enigmas guiam a investigação de um Bruce Wayne mais detetive do que nunca.

A trama também conta com personagens icônicos dos quadrinhos, como Mulher-Gato (Zoë Kravitz), Pinguim (Colin Farrell), Alfred (Andy Serkis), Gordon (Jeffrey Wright) e Falcone (John Turturro). Porém, todos mostrados de maneira mais realista, como se existissem em nosso mundo. Por isso, a pergunta: precisamos de um filme de super-herói que não é de super-herói?

Sentam-se à mesa conosco neste podcast: Renné França, professor, crítico de cinema e diretor do filme “Terra e Luz”, e Larissa Vasconcelos, jornalista e redatora do cinematório.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Podcast Filmmaker’s Toolkit com Matt Reeves sobre “Batman”

— Cena excluída de “Batman”:

 

— Na WIRED, os vilões de cada filme do Batman são analisados por um psicólogo:

 

— No Nerdwriter, a evolução de Gotham City não só no cinema, mas também nos quadrinhos e nas animações:

 

— Trailer:

 

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.