Tônia Carrero em "É Proibido Beijar" (1954), de de Ugo Lombardi - Foto: Itaú Cultural
Tônia Carrero em "É Proibido Beijar" (1954), de de Ugo Lombardi - Foto: Itaú Cultural

Centenário de Tônia Carrero é celebrado com mostra online e exposição

O centenário da atriz Tônia Carrero é comemorado neste ano. Nascida no Rio de Janeiro, ela teria completado 100 anos de vida no último dia 23 de agosto. Para celebrar sua obra e o seu legado, uma mostra de cinema está em cartaz na plataforma Itaú Cultural Play, com acesso gratuito.

Tônia Carrero morreu em 3 de março de 2018 e deixou uma obra singular no cinema, na televisão e no teatro. A mostra online exibe três filmes emblemáticos estrelados por ela nos anos 1950 e produzidos pelo histórico estúdio Vera Cruz.

Uma das obras selecionadas é “Tico-tico no Fubá”, que fez sua estreia na mostra competitiva do Festival de Cannes em 1952. Dirigido por Adolfo Celi, o longa lançou Tônia Carrero e Anselmo Duarte (“O Pagador de Promessas”) ao estrelato ao contar a história de vida do popular compositor Zequinha de Abreu, conhecido por canções como “Branca, Aurora” e, claro, “Tico-tico no Fubá”.



Já o drama “Appassionata” tem direção de Fernando de Barros e marca nova parceria na tela entre Tônia e Anselmo Duarte. Também com Alberto Ruschel no elenco, o filme gira em torno da morte do maestro Hauser e as suspeitas de assassinato que recaem sobre sua esposa, a pianista Sílvia Nogalis, e o motorista particular dela.

Por fim, “É Proibido Beijar” é uma comédia romântica aos moldes da “screwball comedy” e traz Tônia Carrero no papel da filha de um milionário norte-americano que chega ao Brasil disfarçada de atriz hollywoodiana. Em São Paulo, ela se apaixona por um repórter (Mário Sérgio), mas fica impedida de beijá-lo devido a uma aposta feita por seu pai.

“É Proibido Beijar” foi lançado nos cinemas em 1954. É o segundo e último longa-metragem dirigido por Ugo Lombardi (1911-2002) e a penúltima produção da primeira fase da Vera Cruz. O roteiro é de Fabio Carpi e Maurício Vasques, baseado em peça teatral de Alessandro De Stefani.

Para quem estiver em São Paulo ou viajar até a capital paulista nos próximos meses, vale a pena também visitar a sede do Itaú Cultural, onde acontece até 6 de novembro a Ocupação Tônia Carrero, com exposição de fotos, vídeos, textos, documentos e objetos do acervo pessoal da atriz em razão do seu centenário. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, e a entrada é gratuita.