"Regra 34" (2022), de Julia Murat - Foto: Esquina Filmes/Divulgação
"Regra 34" (2022), de Julia Murat - Foto: Esquina Filmes/Divulgação

“Regra 34”, de Julia Murat, ganha prêmio principal do Festival de Locarno

O filme “Regra 34”, novo trabalho da diretora carioca Julia Murat, venceu a competição principal do 75º Festival de Locarno, na Suíça. O provocativo longa-metragem, que aborda questões referentes às práticas de BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo), ganhou o Leopardo de Ouro, troféu máximo do evento.

“Regra 34” é o primeiro filme brasileiro a ganhar o Leopardo de Ouro. Na história do Festival de Locarno, o cinema brasileiro saiu vencedor do principal prêmio apenas uma vez antes. Foi em 1967, com “Terra em Transe”, de Glauber Rocha. No entanto, até aquele ano o troféu tinha outro nome: Grande Prêmio do Júri da Juventude. Ele passou a se chamar Leopardo de Ouro a partir de 1968. Vale mencionar que, em 2017, o longa “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, ganhou o Prêmio Especial do Júri, concedido ao segundo melhor filme do festival.

O elenco principal de “Regra 34” é formado por Sol Miranda, Lorena Comparato, Lucas Andrade e Isabela Mariotto. De acordo com os produtores, o filme narra a história de Simone, uma jovem que conseguiu se formar em Direito, pagando a faculdade com o dinheiro que ganhou fazendo performances sexuais online. Aprovada num concurso para a Defensoria Pública, ela pretende atuar em favor de mulheres vítimas de violência doméstica. Porém, estimulada por uma amiga, Simone entra em contato com práticas sadomasoquistas. Ela então se vê questionada sobre a possível contradição entre esse mundo controverso de erotismo e o seu trabalho na Defensoria.



 

Julia Murat é filha da também cineasta Lúcia Murat, um dos principais nomes do cinema brasileiro, com filmes como “Que Bom Te Ver Viva” (1989), “Quase Dois Irmãos” (2004), os mais recentes “Ana. Sem Título” (2020) e “Praça Paris” (2017), entre outros. Julia tem em seu currículo os documentários “Dia dos Pais” e “Operações de Garantia da Lei e da Ordem”, e os longas de ficção “Histórias que Só Existem Quando Lembradas” e “Pendular”.

O Festival de Locarno aconteceu entre 3 e 13 de agosto. A produção italiana “Gigi La Legge”, dirigida por Alessandro Comedin, ganhou o Prêmio Especial do Júri, enquanto “Eu Tenho Sonhos Elétricos” (Tengo sueños eléctricos), primeiro longa da diretora costa-riquenha Valentina Maurel, levou os prêmios de Melhor Direção, Melhor Atriz (Daniela Marín Navarro) e Melhor Ator (Reinaldo Amien Gutiérrez).

Na competição de curtas-metragens, a produção franco-brasileira “Big Bang”, dirigida por Carlos Segundo, venceu o troféu Pardino d’oro de Melhor Curta-Metragem de Autor, e o filme cubano “Soberana”, que tem direção de Wara, cineasta indígena cearense, ganhou o Pardino d’oro de Melhor Curta-Metragem Internacional.

Por fim, o filme “É Noite na América”, da diretora brasileira Ana Vaz, recebeu Menção Especial no Prêmio Leopardo Verde WWF de Melhor Filme Ecológico. Esta é a primeira edição de Locarno em que o prêmio é entregue.

A estreia de “Regra 34” no Brasil ainda não tem data definida. A distribuição será feita pela Imovision. Confira mais imagens do filme: