Brasil CineMundi - Foto: Leo Lara/Universo Produção
Foto: Leo Lara/Universo Produção

Diretores de curtas premiados têm projetos de longas no 13º Brasil CineMundi

Realizada durante a 16ª Mostra CineBH, a 13ª edição do Brasil CineMundi selecionou 41 projetos de longas-metragens para participar de rodadas de negócios, mentorias, programa de formação, encontros com produtores, distribuidores e gestores de fundos de investimento.

Neste ano, os projetos foram divididos em cinco categorias, sendo quatro para trabalhos em desenvolvimento e uma delas totalmente dedicada a produções realizadas em Minas Gerais. Já a quinta categoria é voltada para projetos em fase de pós-produção, ou seja, filmes que já possuem um primeiro corte para exibição a possíveis parceiros e financiadores.

Entre os 41 projetos selecionados estão longas de variados gêneros e formatos. Há filmes de fantasia e horror, comédias, dramas, documentários e animações. O mineiro Rafael Conde, diretor de filmes como o longa “Samba Canção” e o curta “A Hora Vagabunda”, é um dos cineastas que participam do Brasil CineMundi com seu novo projeto, um longa de ficção intitulado “Era uma Vez em Copabacana”.



Brasil CineMundi - Foto: Leo Lara/Universo Produção
Foto: Leo Lara/Universo Produção

Também foram selecionados os primeiros longas de premiados novos talentos do estado, que se destacaram nos últimos anos com seus curtas. Entre eles estão Ana Carolina Soares, diretora de “Estado Itinerante”, e Marco Antônio Pereira, de “4 Bilhões de Infinitos” e “A Retirada para um Coração Bruto”. Ana Carolina desenvolve a ficção “Jardim Vitória”, enquanto Marco Antônio prepara “Sonho de Cinema”, também uma ficção.

Entre os projetos selecionados também estão novos longas de cineastas que se destacaram recentemente no circuito de festivais, caso de Caru Alves de Souza (“Meu Nome é Bagdá”), que apresenta a comédia dramática “Bocha”, Jô Serfaty (“Filme de Verão”), cujo novo projeto é a ficção “Borda do Mundo”, e Thiago B. Mendonça (“Jovens Infelizes”), que codirige o documentário “Não Verás País Nenhum”. Já Roberto Berliner (“Nise – O Coração da Loucura”) aparece como produtor dos documentários “Assexybilidade” e “Zózimo Bulbul, o Vôo do Rouxinol”, enquanto Alice Riff (“Eleições” e “Meu Corpo é Político”) atua como produtora do documentário experimental “Encontrando Normal”, dirigido por Lívia Perez.

Depois de dois anos online em razão da pandemia de Covid-19, o Brasil CineMundi volta a acontecer em formato presencial, de 20 a 25 de setembro, dentro da programação da CineBH. Confira a lista completa de projetos no site do evento.