"Independências" (2022), de Luiz Fernando Carvalho - Foto: TV Cultura/Divulgação
"Independências" (2022), de Luiz Fernando Carvalho - Foto: TV Cultura/Divulgação

Minissérie “Independências” propõe releitura histórica da Independência do Brasil

A minissérie Independências pode ser vista na TV Cultura.

Neste 7 de setembro de 2022, o Brasil celebra dois séculos de sua Independência. O fato histórico, repleto de contradições, deu origem ao novo projeto do cineasta e diretor de TV Luiz Fernando Carvalho, conhecido por obras como a minissérie “Hoje é Dia de Maria” e o filme “Lavoura Arcaica”.

“Independências” foi criada com exclusividade para a TV Cultura e surgiu na emissora a partir de uma pesquisa inicial realizada pelo jornalista José Antônio Severo. A minissérie foi desenvolvida por Luiz Fernando em parceria com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, com quem o diretor já havia trabalhado em “Hoje é Dia de Maria”, “Capitu”, “A Pedra do Reino”, entre outras produções.



O projeto partiu da necessidade de fazer uma releitura da historiografia do Brasil. A ideia central é reivindicar a participação de saberes, culturas e personagens que foram postos à margem ou mesmo apagados dos livros de História.

“Eu talvez possa afirmar que se trata de um trabalho atual, não de época,” afirma Carvalho. “Nosso presente está repleto de passado. Me parece fundamental fazermos essa ponte entre nossas fundações e os desdobramentos que ocorreram nos séculos seguintes. O século XIX foi um período estrutural, iniciando avanços e tragédias com as quais lidamos até hoje. A história do Brasil sempre nos foi contada de forma romantizada, quando, na verdade, é trágica, bárbara, marcada por golpes e genocídios que precisam ser iluminados,” argumenta o diretor.

"Independências" (2022), de Luiz Fernando Carvalho - Foto: TV Cultura/Divulgação
“Independências” (2022), de Luiz Fernando Carvalho – Foto: TV Cultura/Divulgação

Um dos pontos que a minissérie trabalha é a importância do protagonismo feminino na Independência do Brasil, com a imperatriz Maria Leopoldina, por exemplo, tendo papel central em todo o processo. Outra figura importante ausente dos registros tradicionais é o Padre José Maurício, maestro negro da Corte Imperial que também foi ativo na luta pela Independência.

O grande elenco da minissérie conta com nomes como Antônio Fagundes, Daniel de Oliveira, Isabél Zuaa, Gabriel Leone, Cássio Scapin, Zahy Guajajara, Ilana Kaplan, Odilon Esteves, entre outros. As participações especiais incluem Maria Fernanda Candido, Léa Garcia, Fafá de Belém e Pedro Paulo Rangel.

A minissérie “Independências” estreia justamente neste 7 de setembro e terá 16 episódios, exibidos semanalmente pela TV Cultura até o final do ano. Também será possível ver a produção pela internet, no site da TV Cultura.