"Cidade de Deus" (2002), de Fernando Meirelles - Foto: O2 Filmes/Divulgação
Divulgação

Em Foco: “Cidade de Deus” (2002)

No episódio #34, o podcast Em Foco analisa o filme “Cidade de Deus” (2002, Brasil), no aniversário de 20 anos de seu lançamento.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Considerado um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos, “Cidade de Deus” foi exibido fora de competição no Festival de Cannes e estreou nos cinemas brasileiros em 30 de agosto de 2002. O roteiro é baseado no livro homônimo de Paulo Lins e a direção é de Fernando Meirelles, com codireção de Kátia Lund.

Dono de expressiva bilheteria e com quatro indicações ao Oscar (Melhor Direção para Meirelles, Melhor Roteiro Adaptado para Bráulio Mantovani, Melhor Fotografia para César Charlone e Melhor Montagem para Daniel Rezende), o longa-metragem é estrelado por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Phellipe Haagensen, Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Alice Braga, Douglas Silva e grande elenco.

A partir do ponto de vista de um jovem chamado Buscapé, nós conhecemos a história da Cidade de Deus, comunidade carioca que, por anos, foi classificada como uma das regiões mais violentas do Rio de Janeiro. Buscapé encara os problemas diários do local onde mora e encontra na paixão pela fotografia um futuro promissor. É através de sua narração que nós voltamos até os anos 1960 para acompanharmos a origem da Cidade de Deus e o crescimento da criminalidade que termina por dominar o local na década de 1970, quando as gangues de Zé Pequeno e Cenoura declaram guerra pelo controle do tráfico de drogas.

Além da análise do filme em si, o nosso podcast traz o perfil dos atores Douglas Silva e Leandro Firmino (intérpretes de Dadinho e Zé Pequeno) e discute o legado deixado pelo longa duas décadas depois de sua estreia.

Participam do podcast sobre “Cidade de Deus”: Renato Silveira e Kel Gomes, editores do cinematório; Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG; Renné França, professor, crítico de cinema e diretor do filme “Terra e Luz”; e Larissa Vasconcelos, jornalista e redatora do cinematório.

Confira abaixo a minutagem dos quadros do podcast:

00:00:00 – Introdução

00:10:56 – Grande Angular: saiba mais sobre o elenco e a equipe do filme

00:23:31 – Close-up: perfil dos atores Douglas Silva e Leandro Firmino e discussão sobre o personagem Zé Pequeno

00:52:08 – Ponto de Vista: análise sobre os principais aspectos do filme

01:37:51 – Zoom: comentários sobre cenas favoritas

01:49:54 – Fora de Quadro: o curta que precedeu o longa, o documentário sobre o elenco do filme e audiobook narrado por Buscapé

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Textos, imagens e outros materiais relacionados

Entrevista de Fernando Meirelles sobre os 20 anos de “Cidade de Deus” (Luiz Zanin)

20 curiosidades sobre “Cidade de Deus” (O Globo)

— Making of:

 

— O roteirista Bráulio Mantovani fala sobre o início da carreira com “Cidade de Deus”:

 

— Trailer:

 

— Algumas cenas do filme:

 

— Videoclipe de “A Minha Alma”, dirigido por Kátia Lund e Breno Silveira:

 


Apoio:

MUBI

O cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.