"Tradicional Família Moderna" (2022), de Giuliana Danza - Divulgação
"Tradicional Família Moderna" (2022), de Giuliana Danza - Divulgação

21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis exibe 85 filmes de 14 países

A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece de 7 a 22 de outubro e volta a ser presencial, depois de dois anos somente online por causa da pandemia de Covid-19. A mostra competitiva exibirá 77 curtas-metragens nos formatos animação, ficção, documentário e experimental, que refletem a pluralidade das infâncias na sociedade brasileira e mostram culturas de outros lugares do mundo. Além desta seleção, estão na programação oito longas-metragens brasileiros para crianças, entre estreias e recém-lançados. Quem não estiver na capital catarinense durante o evento, poderá acompanhar uma seleção de filmes na plataforma Itaú Cultural Play, com acesso gratuito.

Estão na programação as pré-estreias nacionais “A Ilha dos Ilus”, de Paulo GC Miranda (animação, 2022) e “Chef Jack”, de Guilherme Fiuza Zenha (animação, 2022); a estreia em Santa Catarina de “Meu Amigãozão – O Filme”, de Andrés Lieban (animação, 2022); os recém-lançados em festivais “Poporopó”, de Luis Antônio Igreja (ficção, 2021) e “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida (ficção, 2021); e os longas-metragens “Tarsilinha”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo (animação, 2022), “Turma da Mônica – Lições”, de Daniel Rezende (ficção, 2021) e “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman, (ficção, 2022). Todos poderão ser vistos gratuitamente.

Entre os curtas-metragens, oito filmes realizados em Minas Gerais estão na programação, sendo uma ficção — “Palmilha”, de Anderson Lima — e sete animações: “A Primeira Perda da Minha Vida”, de João Victor Boechat; “Aquarelado”, de Elisa Guimarães; “Fiapo de Infinito” e “Partícula de Vida”, ambas de Jackson Abacatu; “Histórias de Criança: O Pirata Chulé e o Jogo do Tesouro”, de Héder Dias Godinho; “Inventário dos Pequenos Futuristas”, de Igor Amin; e “Tradicional Família Moderna”, de Giuliana Danza.



"Fiapo de Infinito" (2022), de Jackson Abacatu - Divulgação
“Fiapo de Infinito” (2022), de Jackson Abacatu – Divulgação

A exibição de oito longas finalizados no último ano é um recorde em relação ao mercado de cinema brasileiro, que costuma lançar por ano dois a três títulos destinados ao público infantil. “São filmes que estão em produção há muito tempo, estavam represados por conta da pandemia. Isso mostra como os realizadores brasileiros são resilientes e como temos gente produzindo para este público com muita qualidade”, afirma Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

As exibições presenciais acontecerão no teatro Governador Pedro Ivo e no Cinema do CIC — Centro Integrado de Cultura. Com o tema “Cinema, Infâncias e cidade”, esta edição especial de retomada marca também o início de um movimento que leva cinema de qualidade para dentro das escolas municipais de Florianópolis e bairros educadores, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Confira a programação e a indicação de idade para cada filme no site oficial do evento.

Com informações da assessoria de imprensa da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.