Corações Gentis (Kind Hearts, 2022), de Olivia Rochette e Gerard-Jan Claes - Foto: Divulgação

46ª Mostra de São Paulo exibe quase 20 filmes online e grátis

A 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece de 20 de outubro a 2 de novembro. Embora a maior parte da programação seja presencial, em salas de cinema da capital paulista, uma seleção de filmes poderá ser vista de qualquer lugar do país, por meio de plataformas de streaming.

Uma das plataformas é a Spcine Play. Até 2 de novembro, sete longas-metragens poderão ser vistos gratuitamente. As produções são todas internacionais e incluem, por exemplo, “Leonor Jamais Morrerá”, filme das Filipinas, vencedor do prêmio especial do júri no último Festival de Sundance. A direção é de Martika Ramirez Escobar e o longa conta a história de uma cineasta que tenta recuperar seu prestígio quando sofre um grave acidente. Ao entrar em coma, ela é transportada para dentro do filme que tentava realizar e tem a chance de descobrir um modo de finalizar o projeto.

Outro destaque na seleção é a produção austríaca “Sonne”, que venceu o prêmio de melhor primeiro longa no Festival de Berlim deste ano. Dirigido pela cineasta iraquiana Kurdwin Ayub, o filme acompanha três adolescentes muçulmanas que moram em Viena e viralizam na internet após gravarem um vídeo musical. A história mostra como elas lidam com o amadurecimento em meio à repercussão do vídeo e as contradições políticas que envolvem seu país e sua cultura.



Já a plataforma Sesc Digital vai exibir 10 filmes da programação da Mostra de São Paulo, também gratuitamente e até 2 de novembro. Um dos destaques é “Corações Gentis”, produção da Bélgica que ganhou o Grande Prêmio do Júri Internacional para filmes juvenis no Festival de Berlim. Dirigido pela dupla Olivia Rochette e Gerard-Jan Claes, o longa conta a história de um jovem casal de Bruxelas que enfrenta um ano repleto de mudanças e questionamentos quando eles entram para a universidade.

Outro filme da Mostra de São Paulo que merece atenção no Sesc Digital é a produção espanhola “Você Tem Que Vir e Ver”, vencedora do prêmio especial do júri no Festival de Karlovy Vary. Dirigido por Jonás Trueba, o longa mostra as discussões acaloradas entre dois casais na casa dos trinta anos durante uma viagem entre Madri e o interior da Espanha.

Reforçando, os filmes da Mostra de São Paulo disponíveis online podem ser vistos até 2 de novembro. Vale ressaltar que os títulos possuem limite de visualizações, portanto, o recomendado é ver aqueles que mais interessam o quanto antes.

Confira a relação completa de filmes disponíveis (clique nos títulos para saber mais informações sobre cada um):

SPCINE PLAY

20 de outubro até 2 de novembro (ou até alcançarem o limite de 800 visualizações de cada filme)

Cinema Almanac: Seis Curtas de Radu Jude (Cinema Almanac: Six Short Films By Radu Jude), de Radu Jude (101min)

Noite Obscura — Folhas Selvagens (Obscure Night, Wild Leaves), de Sylvain George (265min)

Pedro, de Natesh Hegde (109min)

Roza, de Andres Rodriguez (76min)

Sonne, de Kurdwin Ayub (88min)

Um Homem (Um Váron), de Fabian Hernandez (126min)

Leonor Jamais Morrerá (Leonor Will Never Die), de Martika Ramirez Escobar (100min)

SESC DIGITAL

1ª parte: 20 de outubro (quinta feira) – 00h05 – até 02 de novembro (ou até alcançarem o limite de 1500 visualizações em cada filme)

Corações Gentis (Kind Hearts), de Olivia Rochette e Gerard-Jan Claes (87 min)

Distopia, de Tiago Afonso (62 min)

Magdala, de Damien Manivel (78 min)

Objetos de Luz (Objectos de Luz), de Marie Carré e Acácio de Almeida (68 min)

Você Tem Que Vir e Ver (You Have to come and see it), de Jonas Trueba (64 min)

2ª parte: 24 de outubro (segunda-feira) – 00h05 – até 02 de novembro (ou até alcançarem o limite de 1500 visualizações em cada filme)

O Estranho Caso de Jacky Caillou (The Strange Case of Jacky Caillou), de Lucas Delangle (92 min)

As Hostilidades (The Hostilities), de M. Sebastian Molina (70 min)

Inventário (Inventory), de Darko Sinko (106 min)

A Saída Está à Nossa Frente (Way out ahead of us), de Rob Rice (87 min)

Tartaruga sob a Terra (Tortoise Under The Earth), de Shishir Jha (95 min)