"Peter Von Kant" (2022), de François Ozon - Divulgação
Divulgação

Com “Peter Von Kant”, François Ozon faz releitura e homenagem a Fassbinder

O filme “Peter Von Kant”, de François Ozon (“8 Mulheres”, “Swimming Pool”), que abriu o último Festival de Berlim, estreia nos cinemas brasileiros neste 20 de outubro. Baseado em “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, obra-prima do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder — morto há exatos 40 anos –, o longa troca a personagem Petra por Peter, um diretor de cinema que se envolve amorosamente com o jovem aspirante a ator Amir.

“Peter Von Kant” marca a volta de Ozon à temática LGBTQIA+, uma das mais abordadas em sua filmografia. O filme tem sido bastante elogiado pela atuação de Denis Ménochet (“Dentro de Casa”, também de Ozon) no papel-título. O elenco conta ainda com a deslumbrante Isabelle Adjani (de “A Rainha Margot” e “Possessão”, entre outros clássicos do cinema francês). Veja o trailer: 



Peter vs. Petra

No longa de Ozon, o diretor de cinema Peter Von Kant (papel de Denis Ménochet) vive com seu assistente, Karl (Stefan Crepon, de “O Sal das Lágrimas”), a quem constantemente maltrata e humilha. Sidonie (Isabelle Adjani), uma grande atriz e musa do passado nos filmes de Peter, o apresenta a Amir (Khalil Ben Gharbia, da série “As 7 Vidas de Lea”), um jovem aspirante a ator. Peter se apaixona pelo rapaz e o convida para morar com ele em seu apartamento e, em troca, lhe abriria as portas da indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que Amir ganha fama, termina o relacionamento com Peter, que se vê sozinho e obrigado a lidar com seus próprios demônios.

Fassbinder filmou “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant” em apenas dez dias. O filme de 1972 é uma adaptação da peça homônima de autoria do próprio cineasta. Na trama, Petra von Kant (vivida por Margit Carstensen) é uma estilista de sucesso extremamente arrogante e egocêntrica, que tem como única pessoa próxima sua secretária. Certo dia, ela se apaixona por uma jovem aspirante à modelo chamada Karin (Hanna Schygulla), que vai morar em sua casa e usá-la até não precisar mais.

Atualmente, “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant” está disponível via streaming na plataforma Sesc Digital. O filme pode ser visto gratuitamente até 21 de março de 2023. Em ocasião do aniversário de 40 anos da morte de Fassbinder, outros filmes do diretor estão sendo exibidos em retrospectiva online.

De Fassbinder a Warhol

O pôster oficial de “Peter Von Kant” foi criado pela agência Silenzio Communication e é uma homenagem ao cartaz de “Querelle” (1982), outro filmaço de Fassbinder e o último dirigido por ele. A arte original foi criada por ninguém menos que Andy Warhol. Confira as duas:

Pôster criado por Andy Warhol para "Querelle" (1982), de Rainer Werner Fassbinder - Divulgação
Pôster criado por Andy Warhol para “Querelle” (1982), de Rainer Werner Fassbinder – Divulgação
"Peter Von Kant" (2022), de François Ozon - Divulgação
“Peter Von Kant” (2022), de François Ozon – Divulgação

Circuito de estreia

Com distribuição da Bonfilm, “Peter Von Kant” está em cartaz nos cinemas das seguintes cidades: São Paulo, Brasília, Maceió, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Campo Grande, Belém, Recife, Curitiba, Londrina, Maringá, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Aracaju, Santos, Ribeirão Preto, Campinas, Palma e João Pessoa.