"Preciosa Ivie" (Ivie wie Ivie, 2021), de Sarah Blaßkiewitz - Divulgação
"Preciosa Ivie" (Ivie wie Ivie, 2021), de Sarah Blaßkiewitz - Divulgação

Filmicca: os filmes que estreiam em outubro

Entre os filmes que estreiam na Filmicca em outubro, um dos destaques é o drama alemão “Preciosa Ivie”, de Sarah Blaßkiewitz. Filme de abertura da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! 2022, o longa de estreia da diretora é uma história envolvente que aborda o tema atual e sempre espinhoso do racismo. O filme é estrelado por Haley Louise Jones e Lorna Ishema, que venceu o German Film Awards, o “Oscar da Alemanha”, como Melhor Atriz Coadjuvante.

A programação da Filmicca em outubro traz ainda “Bebia, Meu Único Desejo”, da diretora Juja Dobrachkous. Exibido no Festival de Roterdã, este impressionante drama da Geórgia segue uma história pessoal da própria diretora, contando com uma fotografia brilhante.

A Filmicca também adiciona ao catálogo neste mês um dos grandes clássicos da história do cinema e uma obra atemporal: “As Pequenas Margaridas”, de Vera Chytilová, estreia na plataforma em sua mais nova versão restaurada, apresentada no Festival de Cannes deste ano.



A Filmicca está disponível para assinatura em todo o Brasil. A plataforma pode ser acessada na web e através dos apps para iOS, Android, Apple TV, Android TV e Amazon Fire TV.

Confira a seguir o calendário com os filmes que estreiam em outubro na Filmicca:

13 de Outubro | Quinta-feira

PRECIOSA IVIE

 

um filme de Sarah Blaßkiewitz
com Haley Louise Jones, Lorna Ishema, Maximilian Brauer, Anne Haug e Anneke Kim Sarnau
Alemanha | 2021 | Drama/Comédia | 112 min | 14 anos

Ivie é uma mulher afro-alemã, a quem seus amigos chamam de “Chocolatinho”. Ela mora em Leipzig e procura um emprego estável como professora. Um dia, Naomi, sua meia-irmã de Berlim, aparece em sua porta. Ela conta para Ivie sobre a morte do pai delas e que o funeral será em Senegal. Elas não se conheciam até agora e não conheceram o pai, por isso acham difícil imaginar conhecer o lado dele da família. À medida que se aproximam, Ivie começa a questionar não apenas seu apelido, mas também sua cultura e sua autoimagem.

O envolvente filme de estreia de Sarah Blaßkiewitz aborda o tema atual e sempre espinhoso do racismo através de uma história contemporânea combinando um humor crítico e atuações incríveis de Haley Louise Jones e Lorna Ishema, que venceu o German Film Awards, “Oscar da Alemanha”, de Melhor Atriz Coadjuvante.

21 de Outubro | Sexta-feira

AS PEQUENAS MARGARIDAS – VERSÃO RESTAURADA

"As Pequenas Margaridas" (Sedmikrásky, 1966), de Vera Chytilová - Divulgação
“As Pequenas Margaridas” (Sedmikrásky, 1966), de Vera Chytilová – Divulgação

um filme de Věra Chytilová
com Jitka Cerhová, Ivana Karbanová, Marie Cesková, Jan Klusák e Marcela Brezinová
Tchecoslováquia | 1966 | Comédia | 73 min | 14 anos

Como o mundo está corrompido, duas jovens, ambas chamadas Marie, decidem embarcar em uma série de brincadeiras destrutivas nas quais consomem e destroem o que está ao redor delas.

Um clássico vibrante e atemporal, que continua inspirando novas gerações de cinéfilos, AS PEQUENAS MARGARIDAS é uma maravilhosa obra-prima feminista realizada por Věra Chytilová. Uma comédia absurda e provocativa amplamente considerada uma das grandes obras do cinema de todos os tempos. A atuações de Jitka Cerhová e Ivana Karbanová são incríveis e não sairão de sua mente tão cedo!

Versão restaurada inédita exibida no Festival de Cannes de 2022.

28 de Outubro | Sexta-feira

BEBIA, MEU ÚNICO DESEJO

"Bebia, Meu Único Desejo" (Bebia, à mon seul désir, 2021), de Juja Dobrachkous - Divulgação
“Bebia, Meu Único Desejo” (Bebia, à mon seul désir, 2021), de Juja Dobrachkous – Divulgação

um filme de Juja Dobrachkous
com Anastasia Davidson, Anushka Andronikashvili, Guliko Gurgenidze e Alexander Glurjidze
Geórgia/Reino Unido | 2021 | Drama | 118 min | 14 anos

A jovem modelo Ariadna é repentinamente chamada para comparecer ao funeral de sua avó na pequena vila na Geórgia onde ela nasceu. Depois de um reencontro constrangedor com sua mãe amargurada, ela descobre que, como o membro mais novo da família, espera-se que ela realize um ritual especial. Uma antiga tradição que se refere ao mito grego de Ariadne e sua história. Relutantemente, ela se propõe a cumprir essa estranha missão, que, no entanto, será fundamental em sua própria vida.

“Bebia, Meu Único Desejo” é uma obra cheia de detalhes e com uma atmosfera única e profunda. A elegante fotografia em preto e branco com um toque poético não é apenas uma reminiscência do cinema clássico, mas também confere à história um caráter atemporal.

Com informações da assessoria de imprensa da Filmicca.