Ícone do site cinematório

Festival de Cinema Italiano exibe filmes inéditos e homenageia atrizes italianas

"Nostalgia" (2022), de Mario Martone - Foto: Mario Spada

A edição de 2022 do Festival de Cinema Italiano acontece entre 4 de novembro e 4 de dezembro, de forma presencial e online. Ao todo, 33 longas serão exibidos, incluindo filmes inéditos e a retrospectiva Musas do Cinema Italiano com filmes clássicos protagonizados por grandes atrizes.

Um dos destaques na programação é o longa “Nostalgia”, escolhido para representar a Itália no Oscar 2023. Dirigido por Mario Martone, o filme também foi selecionado para o Festival de Cannes, onde competiu pela Palma de Ouro este ano.

Já entre os clássicos que serão exibidos, estão filmes estrelados por mulheres que deixaram sua marca na cinematografia italiana, como Anna Magnani, em “Roma, Cidade Aberta”, Sofia Loren, em “A Bela Moleira”, Monica Vitti, em “Ciúme à Italiana”, e Claudia Cardinale, em “Violência e Paixão”.

Anna Magnani em “Roma, Cidade Aberta” (1945), de Roberto Rossellini – Foto: Reprodução

A versão presencial do Festival de Cinema Italiano vai acontecer em 38 cidades do país. Em Belo Horizonte, as sessões estão distribuídas por quatro espaços: no auditório da Fondazione Torino, no Cinema do Centro Cultural Minas Tênis Clube, no Cine Humberto Mauro e no auditório da Faculdade de Letras da UFMG.

O evento também terá sessões no interior de Minas, nas seguintes cidades: Barbacena, Juiz de Fora, Montes Claros, São João del-Rei, Uberaba e Uberlândia.

A versão online poderá ser acompanhada por meio do próprio site do festival. Todas as sessões são gratuitas e o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano. Confira a programação completa no site oficial.

Sair da versão mobile