"A Máquina Infernal" (2021), de Francis Vogner dos Reis - Divulgação
"A Máquina Infernal" (2021), de Francis Vogner dos Reis, é um dos filmes em cartaz na Curtametralha - Foto: Divulgação

Mostra Curtametralha destaca produção experimental brasileira

Após a programação intensa do FestCurtasBH em outubro, os curtas-metragens voltam à tela do Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, mas agora com uma proposta inédita. De 2 a 6 de novembro, a sala recebe a mostra Curtametralha: Cinema e Ação. O evento é inspirado no cinema do curta-metragista Sérgio Péo, figura fundamental do cinema experimental dos anos 1970.

De acordo com os organizadores da Curtametralha, a mostra tem o objetivo de juntar o cinema de Sérgio Péo — que teve início há 50 anos, durante o boom do curta-metragem artesanal no Brasil — com obras de um novo período de efervescência na produção de curtas, após o surgimento do cinema digital. O público poderá então acompanhar uma retrospectiva de curtas realizados no país de 2008 a 2022, paralelamente às exibições dos filmes de Sérgio Péo, que estará presente no evento.



A Curtametralha terá sessões comentadas, todas com entrada gratuita no Cine Humberto Mauro. Além disso, parte dos curtas selecionados estará disponível online por tempo limitado. Os seminários também podem ser acompanhados pela internet, no canal da produtora Ponta de Anzol Filmes, no YouTube.

A mostra Curtametralha tem produção de Jacson Dias, Laiena Souza e Bruno Greco, com curadoria de João Paulo Campos. Saiba mais no site oficial e no perfil da mostra no Instagram.