"Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo" (2022), de Guilherme Xavier Ribeiro - Divulgação
"Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo" (2022), de Guilherme Xavier Ribeiro - Divulgação

Três curtas brasileiros competem no Festival de Clermont-Ferrand

Três curtas-metragens brasileiros estão entre os 78 filmes que concorrem na 35ª edição do Festival de Clermont-Ferrand, na França, maior festival do mundo dedicado à produção de curtas-metragens.

“Escasso”, dirigido por Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles, já venceu o IndieLisboa e o Festival do Rio em 2022. O filme é um falso documentário que acompanha Rose, uma passeadora de pets que passa em frente a uma casa desocupada e decide viver ali, usando os objetos da antiga moradora enquanto ela não retorna.

 



Já o curta de ficção em preto e branco “Takanakuy” é uma coprodução Brasil/Peru dirigida por Vokos, consagrado artista com uma longa carreira de designer, ilustrador e diretor de arte em agências de publicidade. O filme retrata a relação afetuosa de dois adolescentes de uma aldeia dos Andes peruanos, Fausto e Chaska, que provoca uma reação violenta por parte do pai de Fausto, um homem machista criado na dureza do campo.

 

Por fim, “Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo”, dirigido por Guilherme Xavier Ribeiro, mostra um rapaz tentando recuperar sua égua, enquanto convive com o crime e o barulho ensurdecedor de uma cidade conservadora, na periferia do interior de São Paulo.

 

Os três curtas brasileiros competem na mostra internacional do Festival de Clermont-Ferrand, que realiza paralelamente às competitivas nacional (francesa) e experimental. Ao todo, 157 filmes estão na disputa. O festival começou em 27 de janeiro e acontece até 4 de fevereiro.