Ícone do site cinematório

Globo de Ouro 2023: confira os vencedores da 80ª edição do prêmio

Steven Spielberg é um dos vencedores do Globo de Ouro 2023, por "Os Fabelmans" - Foto: Rich Polk/NBC

Steven Spielberg é um dos vencedores do Globo de Ouro 2023, por "Os Fabelmans" - Foto: Rich Polk/NBC

Os vencedores do Globo de Ouro 2023 foram anunciados na noite dessa terça-feira, 10 de janeiro de 2023. Celebrando 80 anos, a premiação organizada pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) voltou a acontecer presencialmente, após dois anos de pandemia e uma série de denúncias de compra de votos que ameaçaram acabar com o prêmio. Depois de passar por uma ampla reestruturação, o Globo de Ouro voltou a receber apoio dos estúdios, da mídia e das celebridades, que marcaram presença em peso no tapete vermelho do tradicional Hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, na Califórnia, Estados Unidos.

Entre os premiados nas categorias de cinema, um dos destaques foi “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, que ganhou os troféus de Melhor Filme de Drama e Melhor Direção. Já “Os Banshees de Inisherin”, de Martin McDonagh, ganhou os Globos de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Roteiro e Melhor Ator em Comédia ou Musical para Colin Farrell.

As atrizes Cate Blanchett e Michelle Yeoh venceram por suas atuações em “Tár” e “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, respectivamente. Austin Butler, que interpreta Elvis Presley no filme “Elvis”, também foi premiado. Entre os coadjuvantes, venceram Ke Huy Quan por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e Angela Bassett por “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”.

O Brasil não estava competindo na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas o vencedor foi uma produção latino-americana: “Argentina, 1985”, do cineasta argentino Santiago Mitre.

Por fim, entre as séries de TV, as grandes vencedoras do Globo de Ouro foram “A Casa do Dragão”, como Melhor Série de Drama (temos podcast exclusivo para apoiadores); “Abbot Elementary”, como Melhor Série de Comédia; e “The White Lotus”, como Melhor Série Limitada.

Os indicados e os vencedores do Globo de Ouro 2023 foram escolhidos por 96 membros oficiais da HFPA e, pela primeira vez, por 103 eleitores internacionais, entre os quais está nossa editora, Kel Gomes (que vota na categoria Cinema), diretamente de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Esta é a primeira vez na história da premiação que críticos e críticas que não fazem parte do quadro oficial da HFPA são convidados para votar nos melhores do ano nas categorias Cinema e Televisão. A iniciativa faz parte dos esforços da entidade para tornar o Globo de Ouro mais inclusivo e diverso.

Segundo a HFPA, o grupo internacional representa 62 países diferentes ao redor do mundo. Combinado com os membros atuais, o total de votantes do Globo de Ouro agora é 52% feminino, 51,8% racial e etnicamente diverso, com 19,6% latino-americanos, 12,1% asiáticos, 10,1% negros e 10,1% do Oriente Médio.

Confira a lista completa de vencedores do Globo de Ouro 2023:

CINEMA

Filme – Drama

Filme – Comédia/Musical

Animação

Filme Estrangeiro

Direção

Roteiro

Atriz – Drama

Ator – Drama

Atriz – Comédia/Musical

Ator – Comédia/Musical

Atriz Coadjuvante

Ator Coadjuvante

Trilha Sonora Original

Canção Original

 

TELEVISÃO

Série – Drama

Atriz –  Série Drama

Ator – Série Drama

Série – Comédia/Musical

Atriz – Série Comédia/Musical

Ator – Série Comédia/Musical

Série Limitada, Antologia ou Telefilme

Atriz – Série Limitada, Antologia ou Telefilme

Ator – Série Limitada, Antologia ou Telefilme

Atriz Coadjuvante – Série

Ator Coadjuvante – Série

Atriz Coadjuvante – Série Limitada, Antologia ou Telefilme

Ator Coadjuvante – Série Limitada, Antologia ou Telefilme

 

Sair da versão mobile