"Incompatível com a Vida" (2023), de Eliza Capai - Divulgação
"Incompatível com a Vida" (2023), de Eliza Capai - Divulgação

“Incompatível com a Vida”, de Eliza Capai, vence o É Tudo Verdade 2023

O É Tudo Verdade, principal festival dedicado ao cinema documental da América Latina, divulgou no último sábado, 22 de abril de 2023, os vencedores da sua 28ª edição. Dirigido por Eliza Capai (“Espero Tua (Re)volta”), o filme “Incompatível com a Vida” foi escolhido pelo júri oficial o vencedor da Competição Brasileira de Longas ou Médias-Metragens.

A partir da gravidez da diretora, o documentário reflete temas universais, como vida, morte, luto e as políticas públicas que nos afetam. Segundo o júri, “Incompatível com a Vida” demonstra “coragem de mergulhar de maneira pessoal e poética num tema delicado e urgente, trazendo à luz a realidade de muitas mulheres”.

Em emocionado discurso na premiação, Capai disse esperar que o filme — viabilizada pelo canal Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual — seja “um abraço e também catarse para aqueles que passam pelo processo de luto” e que a discussão trazida pelo longa ajude a contribuir com a luta pelos direitos reprodutivos no país. “É inaceitável que uma mulher morra a cada dois dias em nosso país em decorrência de abortamentos inseguros. É inaceitável que tantas mulheres morram, percam seus úteros e saúde física e mental como resultado da injusta lei que criminaliza o aborto. Precisamos tirar o debate do aborto do campo da opinião pessoal e da crença religiosa e encará-lo como o que é: um debate sobre saúde pública”, disse Capai.



O melhor curta-metragem brasileiro do É Tudo Verdade 2023 foi “Mãri Hi – A Árvore dos Sonhos”, dirigido por Morzaniel Iramari. Na justificativa, o júri afirmou que o filme foi premiado “por nos proporcionar um olhar imersivo e poético no imaginário do povo yanomami e sua relação com a natureza.”

Já na Competição Internacional de Longas ou Médias-Metragens, o grande vencedor foi “Confiança Total”, uma coprodução entre Alemanha, Holanda e China. Dirigido por Jialing Zhang, o filme explora as mudanças de comportamentos sociais causadas por uma sociedade que tudo vê e a luta das pessoas contra o abuso do poder estatal.

Reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o É Tudo Verdade qualifica automaticamente as produções vencedoras para inscrição direta no próximo Oscar, e assim concorrer a uma indicação nas categorias dedicadas aos documentários.

Em 2023, o júri da competição brasileira do É Tudo Verdade foi formado pela diretora, atriz e produtora Ana Petta, pelo jornalista, tradutor e crítico de cinema José Geraldo Couto e pelo diretor Paulo Henrique Fontenelle.

O júri das competições internacionais foi formado pela premiada documentarista dinamarquesa Camilla Nielsson, pelo diretor, fotógrafo e produtor polonês Pawel Lozinski e pela premiada cineasta argentina Virna Molina.

Confira a lista completa de prêmios distribuídos no site oficial do festival.