"Do Mundo Nada Se Leva" (You Can't Take It with You, 1939), de Frank Capra - Divulgação
"Do Mundo Nada Se Leva" (You Can't Take It with You, 1939), de Frank Capra - Divulgação

Retrospectiva completa de Frank Capra é exibida em São Paulo

O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) promove, pela primeira vez no Brasil, uma retrospectiva completa e dedicada aos filmes do cineasta ítalo-americano Frank Capra. Considerado o mais popular e reverenciado diretor de Hollywood entre os anos 1930 e 1940, Capra venceu três vezes o Oscar de Melhor Direção pelos clássicos “Aconteceu Naquela Noite” (1934), “O Galante Mr. Deeds” (1936) e “Do Mundo Nada se Leva” (1938). Ganhou ainda outras três estatuetas na categoria Melhor Filme.

A mostra acontece no CCBB São Paulo de 17 de maio a 12 de junho e segue temporada no Rio de Janeiro de 21 de junho a 17 de julho. Com curadoria de José de Aguiar e Eduardo Reginato, a programação exibirá 27 filmes. A abertura acontece com o clássico do cinema mudo americano “Mocidade Audaciosa” (1928). A obra traz um jovem aspirante a jornalista que começa investigar uma suposta assassina, vivida por Jobyna Ralston.

Segundo os curadores, a mostra pretende revelar as várias fases do cineasta, assim como situá-lo dentro da história do cinema americano, não só através das exibições dos filmes, muitos dos quais feitos durante a Grande Depressão, mas também promovendo discussões diretas com o público por meio de debate e masterclass presencial.



Frank Capra no set de "A Mulher Faz o Homem" (1939) - Divulgação
Frank Capra no set de “A Mulher Faz o Homem” (1939) – Divulgação

Um verdadeiro mestre do cinema

Como um dos autores centrais da Era de Ouro de Hollywood, Frank Capra discutiu em seus filmes questões muito caras aos Estados Unidos, como a Grande Depressão dos anos 1930, o otimismo em torno da política econômica do New Deal e a Segunda Guerra Mundial, constituindo um imaginário em torno do sonho de vida americano. Sua filmografia reúne um corpo de obras que propagandeou ideais, princípios e valores fundamentais da identidade nacional estadunidense em um projeto de mitificação da história do país.

Na programação estão obras da era de ouro do cineasta como “Aconteceu Naquela Noite “(1934), o primeiro filme da história do cinema a ganhar Oscar nas cinco categorias principais, e “A Mulher Faz o Homem” (1939), estrelado por James Stewart que se tornou a personificação do idealismo presente na obra de Capra. O filme conta a história de um senador de “primeira viagem” que expõe a corrupção no Senado dos Estados Unidos, correndo o risco de destruir sua própria carreira.

A mostra ainda traz “A Felicidade Não se Compra” (1946), clássico conto de Natal que foi um fracasso de público na época do lançamento, mas se tornou um dos longas-metragens mais reverenciados do cinema americano, e “Esse Mundo é um Hospício” (1944), considerada pelo AFI (American Film Institute) uma das melhores comédias de todos os tempos.

Para completar a programação, será exibido também “Why We Fight”, série de sete documentários encomendados a Capra pelo governo dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial para explicar aos soldados Americanos o envolvimento de seu país no conflito. Mais tarde, eles foram mostrados ao público dos EUA para convencê-los a apoiar o envolvimento do país na guerra.

"A Felicidade Não Se Compra" (It's a Wonderful Life, 1934), de Frank Capra - Divulgação
“A Felicidade Não Se Compra” (It’s a Wonderful Life, 1946), de Frank Capra – Divulgação

Masterclass e debate

No dia 31 de maio, quarta-feira, às 18h, o público da mostra poderá participar da masterclass “O Cinema de Frank Capra”, que será ministrada pelo curador Eduardo Reginato, que também trabalha como escritor, produtor, roteirista, diretor e crítico de cinema.

Já no dia 1º de junho, quinta-feira, às 18h, a mostra realiza debate sobre os filmes de Frank Capra, com participações de Sérgio Alpendre, crítico de cinema, professor, pesquisador, curador e jornalista, e Paulo Santos Lima, crítico de cinema, jornalista, curador e professor. A mediação será do curador Eduardo Reginato.

Confira a programação completa da mostra no site do CCBB.