"Mundo Proibido" (2022), de Alê Camargo e Camila Carrossine - Foto: Buba Filmes/Reprodução
"Mundo Proibido" (2022), de Alê Camargo e Camila Carrossine - Foto: Buba Filmes/Reprodução

Cinefantasy chega a Belo Horizonte com filmes inéditos no circuito comercial

Cinema fantástico com temáticas sociais e realistas é a proposta da mostra Cinefantasy, que acontece pela primeira vez em Belo Horizonte, de 21 a 25 de junho, no Cine Humberto Mauro, com entrada gratuita.

Com 15 anos de estrada, o Cinefantasy apresenta filmes carregados de fantasia, ficção científica e também horror. A edição itinerante em BH apresenta 12 longas, entre produções nacionais e estrangeiras.

Do Brasil, destaque para a animação “Mundo Proibido”, dos brasileiros Camila Carrossine e Alê Camargo, que participou do Festival de Annecy, na França, e é inédita no circuito comercial brasileiro. Aqui no Cinematório, nós temos uma entrevista com os diretores, que nos contaram várias curiosidades sobre os bastidores do filme. Confira:



 

Dentre os filmes internacionais do Cinefantasy BH, vale conferir, entre outros, “O Olho e a Parede”, do guatemalteco Javier del Cid; “Zumbis no Canavial: O Documentário”, do argentino Pablo Schembri; “Tempo Com Gatos Nunca é Desperdício”, do sul-africano Clive Michael Will; e “Bipolar”, da chinesa Queena Li.

“Uma mostra de cinema é sempre uma vivência, uma experiência. Ter a projeção dessas obras em Belo Horizonte, especialmente para mim, que sou filha de mineiro e carrego esse sangue libertador nas veias, é transbordar a discussão sobre as distopias, sobre o que faz parte de uma não realidade. É uma narrativa importante, inclusive, para reflexão do que é o Brasil hoje”, comenta Mónica Trigo, diretora do Cinefantasy e presidente da Fantlatam – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico.

A programação do Cinefantasy BH também conta com sessões comentadas e com a presença de convidados internacionais. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Cine Humberto Mauro, uma hora antes do início das sessões. Consulte os horários no site da Fundação Clóvis Salgado.