"Anatomie d'une chute" (2023), de Justine Triet - Divulgação
"Anatomie d'une chute" (2023), de Justine Triet - Divulgação

Filmes premiados em Cannes 2023 ganham distribuição no Brasil

Filmes premiados em Cannes 2023 ganham distribuição no Brasil

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023, o longa “Anatomie d’une chute” (em português, “Anatomia de uma Queda”), e o ganhador do prêmio de Melhor Direção, “The Pot au Feu”, serão lançados nos cinemas brasileiros pela Diamond Films. Este é o segundo ano consecutivo em que os vencedores desses prêmios em Cannes serão distribuídos pela Diamond (os de 2022 foram “Triângulo da Tristeza” e “Decisão de Partir”). As datas de estreia serão anunciadas em breve.

O intenso drama de tribunal “Anatomie d’une chute” tem direção de Justine Triet (“A Batalha de Solferino”) e é estrelado pela prestigiada atriz Sandra Hüller (“Toni Erdmann”). Já o romance histórico “The Pot au Feu” é dirigido pelo veterano Tran Anh Hung (“O Cheiro do Papaia Verde”) e protagonizado por  Juliette Binoche (“A Liberdade é Azul”) e Benoît Magimel (“A Professora de Piano”).



A Diamond também adquiriu os direitos de distribuição de “May December”, outro filme que chamou a atenção em Cannes, embora não tenha sido premiado pelo júri oficial. O novo longa do diretor Todd Haynes (“Carol”) é um drama metalinguístico estrelado pelas ganhadoras do Oscar Natalie Portman (“Cisne Negro”) e Julianne Moore (“Para Sempre Alice”), além de Charles Melton (“Riverdale”). A data de lançamento também será anunciada em breve.

"Monster" (2023), de Hirokazu Koreeda - Divulgação
“Monster” (2023), de Hirokazu Koreeda – Divulgação

A Imovision e o Telecine adquiriram os direitos de “Monster”, do aclamado diretor japonês Hirokazu Koreeda (vencedor da Palma de Ouro em 2018 com “Assunto de Família”). O longa levou dois prêmios para casa: o de Melhor Roteiro e a Palma Queer, atribuída por um júri independente a um filme que aborde as temáticas LGBTQIA+, feminista ou que desafie as normas de gênero. “Monster” aborda questões de bullying e saúde mental sob pontos de vista de diferentes personagens. O filme chegará ao catálogo do Telecine após lançamento nos cinemas pela Imovision, ainda sem data confirmada.

Já a MUBI lançará no Brasil “Perfect Days”, novo filme do consagrado diretor alemão Wim Wenders (“Asas do Desejo”). Fazendo uma reflexão poética sobre a busca da beleza no cotidiano, o longa ganhou em Cannes o prêmio do Júri Ecumênico e o troféu de Melhor Ator para Koli Yakusho. Ele interpreta um homem que trabalha na manutenção de banheiros públicos em Tóquio e mantém uma paixão pela música, pelos livros e pelas árvores que gosta de fotografar.

A MUBI também adquiriu outros títulos que se destacaram no festival, entre eles “Fallen Leaves”, de Aki Kaurismäki (“O Porto”), vencedor do prêmio do Júri, e “How to Have Sex”, da estreante na direção de longas Molly Manning Walker, que ganhou a mostra Un Certain Regard.

Outros lançamentos de Cannes 2023 que serão feitos pela MUBI são “The Settlers”, de Felipe Gálvez, o argentino “Los Delincuentes”, de Rodrigo Moreno, e o já anunciado (e muito esperado) “Strange Way of Life”, o faroeste de Pedro Almodóvar. As datas de lançamento serão divulgadas em breve pela plataforma.

"Perfect Days" (2023), de Wim Wenders - Divulgação/MUBI
“Perfect Days” (2023), de Wim Wenders – Divulgação/MUBI

Dos filmes brasileiros exibidos em Cannes, vale destacar que “A Flor do Buriti”, de Renée Nader Messora e João Salaviza (“Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”), recebeu o Prix d’ensemble (Melhor Equipe) na Un Certain Regard e será distribuído no Brasil pela Embaúba Filmes. A data de lançamento será anunciada em breve.

E embora não seja uma produção nacional, “Firebrand” tem direção do brasileiro Karim Aïnouz (“O Céu de Suely”). O filme não conquistou prêmios em Cannes, mas já se coloca como candidato ao Oscar, principalmente pelas atuações de Alicia Vikander e Jude Law. No Brasil, a distribuição será da Paris Filmes, que também divulgará a data de estreia em breve.

Por fim, “Levante”, primeiro longa da diretora Lillah Halla, ganhou o prêmio da crítica internacional, concedido pela Fipresci. O drama sobre o direito ao aborto foi exibido na Semana da Crítica e a distribuição nos cinemas brasileiros será da Vitrine Filmes.

"A Flor do Buriti" (2023), de João Salaviza e Renée Nader Messora - Foto: Embaúba Filmes/Divulgação
“A Flor do Buriti” (2023), de João Salaviza e Renée Nader Messora – Foto: Embaúba Filmes/Divulgação