"Jurassic Park" (1993), de Steven Spielberg - Divulgação
Divulgação/Universal Pictures

Em Foco: “Jurassic Park” (1993)

No episódio #36, o podcast Em Foco analisa o filme “Jurassic Park” (1993, EUA), uma das mais bem-sucedidas produções de Steven Spielberg, baseada no livro de Michael Crichton e estrelada por Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum e Richard Attenborough.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Lançado nos cinemas há exatos 30 anos, em junho de 1993, “Jurassic Park” é um filme de aventura, ficção científica e horror que se passa em uma ilha na América Central, onde um magnata constrói um exótico parque temático a partir de uma descoberta da engenharia genética que permite recriar o DNA dos dinossauros e clonar suas diferentes espécies. Ele convida uma equipe de cientistas para fazer um tour no local, na esperança de conseguir um aval para inaugurar a atração. Mas uma falha de segurança fatal durante uma tempestade coloca em risco o parque e as vidas de todos na ilha.

Com trilha sonora inesquecível de John Williams e efeitos visuais inovadores da Industrial Light & Magic, “Jurassic Park” também traz no elenco Bob Peck, Martin Ferrero, BD Wong, Samuel L. Jackson, Wayne Knight, Joseph Mazzello e Ariana Richards. O longa venceu três estatuetas no Oscar: Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais. Nas bilheterias, a superprodução faturou mais de 1 bilhão de dólares e se tornou a mais lucrativa de todos os tempos (sendo superada em 1997 por “Titanic”).

Além da análise do filme em si, o nosso podcast traz o perfil de Stan Winston e Phil Tippett, dois dos profissionais responsáveis pelos premiados efeitos especiais de “Jurassic Park”. Nós também comentamos as continuações que a franquia ganhou ao longo das décadas.

Participam do podcast sobre “Jurassic Park”: Renato Silveira e Kel Gomes, editores do cinematório; Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG; e Renné França, professor, crítico de cinema e diretor do filme “Terra e Luz”.

Confira abaixo a minutagem dos quadros do podcast:

00:00:00 – Introdução

00:06:17 – Grande Angular: saiba mais sobre o elenco e a equipe do filme

00:24:34 – Close-up: perfil de Stan Winston e Phil Tippett

00:34:53 – Ponto de Vista: análise sobre os principais aspectos do filme

01:22:05 – Zoom: comentários sobre cenas favoritas

01:57:30 – Fora de Quadro: comentários sobre as continuações

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Textos, imagens e outros materiais relacionados

Crítica de “Jurassic World”, por Renato Silveira

Impressão Crítica: “Jurassic World: Domínio”, por Renato Silveira e Kel Gomes

Em Foco: O Enigma de Andrômeda (1971)

— Making of:

 

— Teste do T-Rex animatrônico no estúdio de Stan Winston:

 

— O designer de som Gary Rydstrom explica como ele e sua equipe construíram alguns dos sons de “Jurassic Park”:

 

— Vídeo-ensaio: Por que “Jurassic Park” é visualmente melhor do que suas continuações?

 

— Trailer original:

 

— Algumas cenas do filme:

 


Apoio:

MUBI

O cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

Onde ver "Jurassic Park" no streaming: